15/10/2025 12:20:43

08/04/2010 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

antonio aragão //

 

Uma intensa chuva de aproximadamente 53 minutos acompanhada de raios, trovões e fortes ventanias se abateu em todo município de União dos Palmares na tarde desta quarta feira (07) causando quedas de arvores e postes, destelhando casas e interditando ruas e avenidas, cujo volume intenso da água não tendo para onde escolar invadiu estabelecimentos comerciais e residências em diversos locais deixando a população assustada, principalmente a ribeirinha quando surgiu à informação que os riachos ‘Macacos’ e ‘Canabrava’ que circundam a cidade ameaçavam transbordar, o que não aconteceu.

 

No centro da cidade, na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte uma arvore não resistindo à forte ventania caiu deixando uma das pistas interditada e a outra com grande volume de água que vinha das transversais, obrigando os motoristas e transeuntes a circular com extremo cuidado para evitar acidentes.

 

A principal via de acesso viário ao centro quem procede da BR-104, ou seja, as Avenidas João Lyra Filho e Dr. Antonio Gomes de Barros cuja água não ecoou pelas “bocas-de-lobo” e pelo saneamento obstruídos pelo lixo domestico que a população joga na rua ficou interditada para o transito de veículos por quase duas horas até que os próprios moradores e comerciantes desentupissem os bueiros com paus e vassouras e a chuva parasse.

 

Até a maquinaria pesada do DER que realizava obras de recapeamento no centro da cidade foi obrigada a parar de trabalhar. Na confluência das ruas Abílio Gomes com Hermano Plech e Tavares Bastos, a água que também não conseguia achar um lugar para sair provocou alagamento e transtornos aos moradores e transeuntes. Anoiteceu mais cedo em União, e a população quando chegava em casa estava tudo às escuras, pois mais uma vez a equipe de plantão da antiga CEAL foi insuficiente para a demanda dos pedidos e conseqüentes consertos, problema que, aliás, é uma constante no município, independente das condições climáticas.

 

Ainda na manhã desta quinta feira a população se ressentia do temporal; os serviços de telefonia que foram interrompidos desde a hora da chuva estão sem funcionar, a exemplo dos serviços de INTERNET. Existem pontos na zona rural que estão sem energia, a exemplo de bairros periféricos da cidade como a Fazenda Frios; dezenas de casas que tiveram seus telhados danificados pela forte chuva e pela ventania estão sendo reparados.

 

Apesar do transtorno e dos relâmpagos as policiais militar e civil não registraram nenhuma vitima.

 

 

Galeria