antonio aragão //
Cerca de mil e duzentos fieis desde as primeiras horas da tarde desta sexta feira (05) lotaram as dependências da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena na Praça Basiliano Sarmento, no centro de União dos Palmares para participar dos ofícios religiosos celebrados pelo pároco local Iranjunio em memória da morte de Jesus Cristo, tendo-se seguido uma procissão pelas ruas principais da cidade.
A celebração tida como um dos atos religiosos mais sérios da Igreja Católica Romana atraiu fiéis que aproveitando o ensejo “pagaram suas promessas de graças alcançadas” feitas ao Filho de Deus, chegando uma família a participar da procissão do “Senhor Morto” como os católicos chamam o cortejo, vestidos a caráter: pai e filho de frades e a matriarca de freira, fato que despertou a atenção da comunidade.
Durante as pregações e orações no templo católico, à reportagem constatou pessoas contritas de joelhos, outras orando e alguns cantando hinos de louvores aos céus em mais uma demonstração de Fé da comunidade católica de União dos Palmares, que segundo estatísticas converge cerca de 73 por cento dos religiosos palmarinos.
Alguns populares que assistiram à procissão quando abordados pela reportagem afirmaram que “cada promoção de Igreja Católica, é maior o numero de pessoas que estavam desagregadas e migraram para outras religiões, e que agora, graças ao trabalho de catequese dos padres locais retornaram as suas origens. Prova disto são as celebrações da Festa da Padroeira e hoje, a Procissão do Corpo de Cristo” disse um observador.
Veja o Vídeo