14/10/2025 23:33:40

20/03/2010 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

antonio aragão //

 

O Juiz da 3ª Vara Criminal de União dos Palmares Dr. Alberto Jorge em companhia do Promotor Dr. Jorge Bezerra estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19) com o. major Antônio Casado Farias, coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos da PM, integrantes da Polícia comunitária no Bairro Benedito Bentes em Maceió tenentes Joyce e Tiago, o Comandante do 2º BPM sediado em União dos Palmares ten.cel. Hermelindo Filho que estava acompanhado do o capitão PM José Maria e demais oficiais da corporação, Delegado Regional Cícero Lima, primeira Dama do município e Secretária Municipal de Educação senhora Gabriela Yasmine Lins de Albuquerque Freitas e do Procurador Municipal Paulo Roberto Alves Cavalcante, oportunidade em que ficou definida a implantação da Primeira Base de Polícia Comunitária do interior de Alagoas, cuja atuação terá inicio já nesta segunda feira dia 22, oportunidade em que será efetuada uma operação conhecida como “Saturação de Área” que no jargão policial significa a ocupação de determinada localidade onde a prática de crimes é acentuada.

 

Estrutura

 

O trabalho da equipe formada pelos policiais que começam o trabalho na segunda feira em União consta de atividades práticas de policiamento comunitário que segue o novo modelo de segurança preventiva adotado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e pelo método japonês Coban. Os militares selecionados para atuar em União também receberão capacitação na área da promoção de policiamento comunitário em Maceió.

 

Como funciona

 

Durante o dia, cada policial sairá às ruas para visitar os moradores a fim de conhecer as necessidades da comunidade. À noite, as equipes ficarão responsáveis pelo policiamento ostensivo, com o apoio dos militares do 2º Batalhão.

 

Em União dos Palmares

 

Para o primeiro bairro que será contemplado com o programa a oficial coordenadora será a ten. Pollyana, e o comandante da base será o sargento Lima Filho. Ficaram estabelecidos os locais das futuras ocupações após uma verificação nas estatísticas criminais dos últimos meses ocorridos na cidade, já tendo sido escolhido o primeiro bairro, cujo nome não foi  divulgado com a imprensa para não atrapalhar a operação. Está sendo traçado um croqui da cidade que brevemente será dividida áreas distintas que se integração paulatinamente a “Polícia Cidadã” Tudo será realizado com a participação dos líderes comunitários e em parceria com a Prefeitura, a quem caberá a promover meios para o funcionamento dos cursos PROERP (que é dirigido em Maceió e agora também em União dos Palmares pela major Pm Valdenize) cuja didática tem como fundamento principal conscientizar os alunos para se afastar e abominar o uso da drogas, fatores que na ótica dos participantes da reunião de hoje é um dos principais impulsores da violência no município.

 

Sobre o assunto, o ten.cel. Hermelindo Filho disse a este noticioso que “estou otimista e orgulhoso de participar de tão importante iniciativa que certamente irá preservar a ordem pública e o respeito à vida dos cidadãos, e espero que outras cidades jurisdicionadas pelo 2º BPM venham aderir à instalação da Policia Comunitária, experiência que já deu certo inclusive onde resido com minha família em Maceió mais precisamente no Bairro Benedito Bentes logradouro em os índices de criminalidade cederam lugar as ações da policia cidadã” concluir o comandante.

Galeria