com sertão 24horas // roberto gonçalves
A realização do 1º Workshop em março do ano passado foi fundamental para o resgate de uma cadeia produtiva têxtil em Palmeira dos Índios que atualmente conta com 28 indústrias gerando 60 empregos diretos.
A iniciativa do Workshop uma iniciativa da vice-prefeita Verônica Medeiros que teve como objetivo uma ampla discussão sobre as principais potencialidades da Princesa do Sertão, foi o passo inicial para o resgate dessa vocação têxtil.
A realização do evento, na época, contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Luiz Otávio, superintendente do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste além de empresários, comerciantes e um expressivo público.
Os resultados positivos começam a ser contabilizados meses depois. Já são produzidos no município produtos de cama, mesa e banho além da produção industrial com um foco para a produção industrial com a confecção de fardamento escolar e para a indústria.
O pólo moveleiro que integra pequenas industrias de fundo de quintal também tem boas perspectivas sociais e a geração de emprego e renda e conta com o incentivo do prefeito James Ribeiro.Os móveis produzidos em Palmeira tem mercado garantido em nível do município e do Estado e as perspectivas de mais incentivos foram amplamente discutidas no 1º Workshop.
Parceria com a Prefeitura
Para o empresário Junior Delgado do ramo de confecções, o ponto de partida foi o surgimento do Pólo de Confecção de Palmeira dos Índios a parceria com a Prefeitura através da secretaria da Indústria e Comércio.
O empresário destacou o empenho do secretário, José Gilton e do prefeito James Ribeiro (PSDB) que não mediram esforços nos encaminhamentos dos pleitos que viabilizaram as parcerias e o aumento da produção.
Delgado defende mais incentivo e a implantação de um Distrito Industrial, agregando todas as empresas no mesmo lugar. Atualmente, já existe a qualificação de mão de obra e a perspectiva da implantação de mais pontos de trabalho, explicou Delgado. Esses postos de trabalho têm amplas possibilidades de duplicarem em um curto espaço de tempo, completou.
O empresário defende a importância social dessa cadeia produtiva têxtil que vai carrear mais recursos para o município de Palmeira dos Índios e ainda transformar a cidade em uma vitrine para o Estado e região Agreste. De acordo com o empresário, Palmeira dos Índios é atualmente uma grande cadeia produtiva têxtil que antes era privilégio apenas do município de Delmiro Gouveia.