com gazetaweb //
O fim de semana, mais uma vez, foi marcado pela violência na capital e interior do estado. Entre as 18 horas da última sexta-feira e as 21 horas deste domingo, 07, os relatórios do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) e do Instituto Médico Legal registraram 18 mortes consideradas violentas (em decorrência de crimes de homicídio ou de trânsito). Desse total, duas ocorrências foram no interior.
Um dos casos de negativo destaque no fim de semana foi uma tentativa de assalto a um mercadinho no bairro de Santa Lúcia - periferia de Maceió -, culminando com a morte de duas pessoas, sendo um funcionário do estabelecimento (onde trabalhava como segurança) e um dos acusados da ação criminosa, após reação do primeiro. A ocorrência foi no sábado, 03, e teve como vítimas fatais Carloman Araújo dos Santos, que residia no Conjunto Lucila Toledo, sendo mais conhecido como 'matador' (este ainda chegou a ser socorrido), e Márcio Fortunado Barros, o segurança do mercadinho, onde também trabalhava como fiscal de loja. Na ação, dois comparsas de Carloman conseguiram fugir.
No interior, a violência ainda assusta. No município de Ibateguara, o desempregado Alcimar Avelino da Silva, de 21 anos, foi assassinado a tiros no povoado Canastra, no município de Ibateguara, distante 111 quilômetros de Maceió. Já em Coruripe, município do Litoral Sul do estado, um homem identificado como Sebastião Barbosa Filho também foi morto com disparos de arma de fogo na Rua do Estaleiro. A vítima residia no povoado Poxim.
Ainda no interior, Danúbio da Silva foi vítima de atropelamento neste sábado, em São Miguel dos Campos, enquanto que o agricultor José Ederaldo de Lima de Holanda acabou assassinado a tiros, durante a madrugada, em Atalaia, nas proximidades da Usina Ouricuri. Já na Massagueira, povoado de Marechal Deodoro, Elenilton Celestino Queiroz foi a vítima, morto a tiros na madrugada do sábado.
Outro caso que chamou a atenção da polícia foi registrado em União dos Palmares - distante 83 quilômetros da capital. Por lá, o trabalhador rural identificado como José Manoel dos Santos, mais conhecido como ‘Pezão’, de 37 anos e que residia na Fazenda Frios, zona rural daquele município, foi assassinado no início da tarde deste domingo (07), depois de uma discussão por causa de R$ 0,25. De acordo com a Polícia Civil, a vítima teria pedido dinheiro a um feirante, que, dando-lhe apenas a pequena quantia, ficou com raiva e revidou com a agressão, atingindo-o com uma faca. O acusado, identificado apenas como Carlinhos, conseguiu fugir.
Além destes, outros dois acidentes resultaram em mortes no interior. Em Satuba, a pequena Maria Alaine da Silva, de apenas 16 anos, morreu depois de acertar um poste com sua bicicleta, no município de Satuba, na chamada Grande Maceió. Já o operador de máquinas José André Silva, de 36 anos, perdeu a própria vida depois de se acidentar com um trator na Usina Coruripe, naquele município.
Contudo, os casos voltaram a se concentrar na capital. No sábado, por exemplo, o jovem estudante Paulo Eduardo Carneiro Dantas foi assassinado a pedradas no Conjunto Cidade Sorriso - que abriga casas populares recentemente entregues à comunidade -, no complexo Benedito Bentes. Já à tarde deste domingo, mais uma vítima da violência veio a tombar em solo alagoano: o pedreiro Ivon Gomes da Silva, no bairro da Forene, na parte alta da cidade.
Na maioria das ocorrência, a polícia atribui os crimes ao envolvimento das vítimas com as drogas, seja diretamente com o tráfico ou apenas para consumo próprio.