O Corinthians Alagoano não enfrentou apenas o União na tarde deste sábado, no Estádio Nelson Peixoto Feijó. O time tricolor enfrentou um adversário invisível, chamado ansiedade.
Somente no segundo tempo e com um jogador a mais, o time tricolor usou a experiência para decidir o jogo. Com raça e eficiência, o atacante Catanha marcou o único gol da partida que garantiu a vitória tricolor.
Com a vitória simples, o Corinthians passou a somar 17 pontos e fica apenas a três pontos do CRB, que ocupa a quarta colocação. Já o União permanece na lanterna.
Na próxima rodada, o Corinthians enfrentará o CSE, em Palmeira dos Índios. Já o União, receberá o ASA no Estádio Orlando Gomes de Barros, em União dos Palmares.
O Jogo
Corinthians e União precisavam de recuperação no Alagoano. O time tricolor sentia a necessidade de voltar a vencer em função de dois motivos. O primeiro deles pelo fato de jogar em casa e o segundo é que uma vitória poderá diminuir de forma considerável a diferença para os times que integram o G4 – grupo de equipes que estariam classificadas para a próxima fase da competição.
Com a bola rolando, o que se viu foram dois times com muitas dificuldades de criar jogadas. O Corinthians tinha o absoluto domínio do jogo, com posse de bola e maior presença ofensiva. No entanto, o time parava na ansiedade. Os jogadores pareciam ter pressa para resolver e com isso a precipitação acompanhava as jogadas. No União o grande problema era a falta de condições de saída de jogo. O time palmarino tinha apenas a força de Jan pelo lado esquerdo que sempre se apresentava como opção.
Neste cenário, a primeira oportunidade surgiu aos oito minutos, quando após uma bola alçada na área, Tozin se posicionou bem e, de cabeça, acertou na trave. O União respondeu em dois lances seguidos. Aos 15 minutos, o time de União dos Palmares articulou uma bela jogada iniciada por Rômulo, pelo lado. Neto Bala fez o corta luz e Marquinhos Santa Fé dominou e chutou de fora da área para uma bela defesa do goleiro Anderson.
No minuto seguinte, Jan surgiu com força pelo lado esquerdo e chutou cruzado. A bola passou por toda a extensão da área, mas o atacante Neto não conseguiu alcançar.
Depois destes lances a partida caiu em qualidade. O Corinthians continuou insistindo, tendo o maior posse de bola, mas errava o passe final.
No começo do tempo final, o Corinthians permanecia mais presente. O time insistia nas jogadas ofensivas. Logo aos dois minutos, em chute de fora da área, Tozin quase marca.
Tozin continuava como a principal opção de jogadas ofensivas. No meio da defesa, ele recebeu um passe com qualidade e ficou cara a cara com Batista. O atacante tricolor tocou por cima do goleiro, mas Batista deu um “tapa de gato” e evitou o primeiro gol tricolor. Na sobra da jogada, o Corinthians teve outra oportunidade. Daniel foi ao fundo e cruzou para Catanha que quase marca.
O que já era difícil ficava ainda mais complicado. Aos 16 minutos, Rômulo foi expulso e o time palmarino ficava com um jogador a menos.
Dois minutos depois, o Corinthians conseguiu abrir o marcador. Após jogada de Ciel, Tozin venceu a defesa e chutou cruzado, Catanha pegou o rebote e bateu forte para marcar o primeiro gol da partida: 1x0.
Com um jogador a mais e com vantagem no placar, o Corinthians começou a encontrar espaços. Aos 28 minutos, Ciel fez grande jogada individual e só parou em uma defesa excepcional do goleiro Batista, que evitou o segundo gol.
Curiosamente após fazer o gol, o Corinthians passou uns minutos de sufoco e quase cede o empate. Em dois lances seguidos, o União quase empata. No lance mais claro de gol, Neto Bala chutou na entrada de pequena área e, no reflexo, o goleiro Anderson defendeu.
Nos cinco minutos finais, o Corinthians voltou a dominar a partida e com espaços ocupados garantiu a vitória.
Ficha Técnica
Corinthians 1 x 0 União
Campeonato Alagoano – Fase de Classificação – 12ª Rodada
Local: Estádio Nelson Peixoto Feijó (Maceió)
Árbitro: Aurélio Francisco
Assistentes: Pedro Jorge e Maria de Fátima
4º árbitro: Claudio Roberto Vilela
Cartões amarelos: Hitalo Rogério (União)
Expulsões: Rômulo (União)
Gol: Catanha (Corinthians) 18’ do 2º tempo
Equipes:
Corinthians: Anderson; Maisena, Daniel Mel, Ewerton e Kaique (Ciel); Lucas, Daniel (Yannick), Madson e Chimba; Tozin e Afonso (Catanha)
Técnico: Gilmar Batista
União: Batista, Hermane, Humberto, Hitalo Anderson e Jan; Titi (Dymar), Serginho Paulista, Diogo Capela (Neguinho) e Rômulo; Luis Carlos (Marquinhos Santa Fé) e Neto Bala
Técnico: Gilton Silva