14/10/2025 19:20:52

03/03/2010 00:00:00

Municípios

Municípios

com wadson correia //

A polêmica sobre o uso do capacete para motoqueiros continua em Mata Grande, Sertão de Alagoas. Após vários crimes de homicídios e assaltos, vereadores se reúnem nos próximos dias com Juiz, promotores e prefeito para tentar impedir o uso do equipamento obrigatório na zona urbana.  Um juiz proibiu, no ano de 2007, o uso de capacete em São Sebastião por conta da violência.

A primeira cidade alagoana a abolir o uso do capacete foi São Sebastião, Agreste do Estado, onde o juiz Jairo Xavier Costa decretou uma portaria proibindo o equipamento obrigatório que é determinação do Código de Transito Brasileiro (CTB). A decisão do juiz se estende ainda ao passageiro ou caroneiro da motocicleta.

O vereador por Mata Grande Ivan Malta (PMN), disse à reportagem do CadaMinuto que o assunto foi discutido no plenário da Câmara, semana passada. “Estamos estudando uma forma para reduzir os crimes de homicídios praticados por pessoas que utilizam capacetes como capuz. Não queremos entrar em confronto com a lei federal que obriga o uso do capacete, apenas queremos reduzir a violência”, alertou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o motoqueiro ficaria sem utilizar o capacete na zona urbana e não poderia ultrapassar 20km/h. A Câmara de Vereadores vai realizar uma sessão que contará com as presenças do Juiz da comarca, Yulli Roter Maia, promotores, e o prefeito Jacob Brandão.

Para o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito de Alagoas (Bptran/AL), Wellington Silva Gomes, o uso do capacete tem que ser obrigatório. “O capacete não tem nada haver com a violência, é um equipamento de segurança. O que seria feito para tentar resolver o problema, seria aumentar as blitz e revistas na cidade”, destacou.

A Polícia Civil e Militar não tem viaturas para reforçar as blitz’s e revistas. Outro problema é o reduzido número de policiais, que são três para fazer a segurança de 26 mil habitantes.

O CadaMinuto conversou como Juiz Yulli Roter Maia da comarca de Mata Grande que disse estar enviando nesta quarta-feira (03) um ofício ao secretário de Defesa Social, Paulo Rubim solicitando reforço policial. “Estamos enviando hoje mesmo, um ofício para a secretaria de Defesa Social solicitando um efetivo maior de policiais e cobrando as viaturas da policia Civil e Militar para tentar amenizar o caso”, falou o magistrado.

Ele também revelou que o grau de envolvimento entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário está muito bom em defesa da sociedade. Sobre o uso do capacete na cidade o juiz preferiu não se pronunciar até acontecer a reunião.
 

Mototaxitas e motociclistas estiveram no fórum da cidade para reunião com o Juiz, na tentativa de resolver o problema. Um mototáxita acabou sendo executado, no início do mês passado quando realizada uma corrida.

Outro caso que deixou a população assustada aconteceu, nesta terça-feira (02), onde dois homens fortemente armados em uma moto de cor vermelha e com capacetes pretos, executaram com vários tiros Manoel Kenidy Peixoto Barbosa, conhecido por “Keno Barbosa”.

Outro caso semelhante aconteceu na cidade vizinha de Canapi, onde o secretário de Urbanismo do município, Expedito da Silva, 52, o "Boca", foi morto em um dos trechos da Rua Joaquim Tetê, na praça central, por dois homens numa moto com capacetes.