O Baile Estadual da Inclusão transformou a noite de terça-feira (23) em um marco para a cultura alagoana ao promover a valorização da diversidade e a celebração da cidadania. Realizado no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, o evento reuniu centenas de convidados, entre pessoas com deficiência e idosos, que dançaram juntos a tradicional valsa em um ambiente de igualdade e respeito.
A programação contou com desfiles e apresentações artísticas protagonizadas por pessoas com deficiência, além da participação das bandas da Polícia Militar de Alagoas e das honras militares prestadas por cadetes da Marinha, que formaram um arco de espadas em sinal de reverência à ocasião. A noite também foi marcada pela entrega do prêmio Gerônimo Ciqueira, símbolo da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, e por menções honrosas a ativistas da causa.
Durante a celebração, a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, anunciou um pacote de ações que será colocado em prática ainda em 2025 e no ano de 2026. Entre as medidas voltadas à comunidade surda estão a criação da Central de Intérpretes de Libras, que funcionará 24 horas, e a oferta de curso técnico de Libras com carga horária de 360 horas, destinado a tradutores, intérpretes, surdos e ouvintes de todo o estado.
Também foi lançado o sistema de carteira digital em parceria com o programa Alagoas Inteligentes, que permitirá a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e dos cartões de identificação para pessoas idosas e com deficiência.
No campo das políticas para idosos, foi anunciada a criação de um programa estadual para construção de Instituições de Longa Permanência regionalizadas. Além disso, o edital que destina R$ 300 mil às ILPIs já teve seu resultado final homologado. Outras iniciativas incluem o Programa Envelhecer no Território, voltado ao fortalecimento de políticas públicas para a população idosa, e o Viva Mais Cidadania Digital, que busca ampliar o acesso seguro dessa comunidade ao ambiente virtual.
Outro destaque foi a apresentação do Programa TEAtivo, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que terá como foco oferecer serviços especializados e atividades em um núcleo de referência para pessoas com autismo, incluindo práticas esportivas, psicomotoras e de lazer.
O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Klever Loureiro, do promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, da secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da professora Chrystine Toscano, além de autoridades, ativistas e representantes de instituições ligadas à defesa da inclusão.
Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais
Ver todos os posts