28/10/2025 05:08:56

31/08/2011 17:01:11

Prefeitura de União não apresenta laudo e time da cidade estréia no campeonato de acesso em estádio de Atalaia

Prefeitura de União não apresenta laudo e time da cidade estréia no campeonato de acesso em estádio de Atalaia
Por falta de laudo, UFC estréia no acesso no Estádio

antonio aragão //

“Um péssimo começo” foi o desabafo desolado de um torcedor do União F. Clube que vai representar União dos Palmares na divisão de acesso 2011 promovido pela FAF ao tomar conhecimento que a Prefeitura Municipal não apresentou o laudo do Estádio Orlando Gomes de Barros em tempo hábil a Federação Alagoana de Futebol e o jogo inaugural da agremiação será realizado no Estádio Municipal Luiz de Albuquerque Pontes o “Luizão” na cidade de Atalaia.

A história do desporto de União dos Palmares data do inicio do século XX quando um grupo de desportistas da época fundou o Palmarino Futebol Clube que tinha como sede o Armazém de Madeiras do ‘seo’ Sissi, quando os atletas se exibiam com bermudas a meia-perna, a bola era de couro (as chamadas “couraças”) e as pernas dos jogadores não tinham a proteção das atuais “caneleiras”.

O tempo dissolveu a lembrança disto tudo mesmo porque a geração atual é outra. Na década de 50 outro grupo de fanáticos torcedores fundou Náutico, Zumbí, Real Brasil e o famoso “Bangu” que perdura até hoje. Do Zumbí, até a sede foi vendida e ironicamente o local foi destruído pelo Rio Mundaú. Náutico ninguém se lembra mais. Real Brasil, sua lembrança também se foi com o tempo. A despeito deste quadro, duas observações: dezenas de times desconhecidos do povão jogam torneios na zona rural e Zumbí e Náutico era uma sequencia da rivalidade e duas facções politicas existentes no município.

O Zumbi, por motivos que o povo e a imprensa desconhecem hoje é gerido por um ex-treinador e funciona nas dependências do Corinthians alagoano. Então, um dedicado e injustiça professor conhecido como Marinaldo fundou uma escolinha de futebol que deu certo e daí surgiu o UFC que já disputou dois torneios de acesso à elite do alagoano, obteve êxito em um e foi desclassificado em outro.

Como se aproxima a politica de 2012, o UFC recebeu injeção de estimulo (e dinheiro, claro) da atual facção que está no comando do município. Quem ama o futebol esquece do passado recente que já exemplificou várias vezes que quando a politica passa, o time se recolhe por falta de recursos. Mas este ano pelo menos até o final do ‘Acesso’ a diversão das tardes do domingo estão garantidas.

Pena que o inicio de tudo seja de forma tão incerta por negligencia ou má vontade de quem está “bancando” o futebol na Terra de Zumbí. Mas, quem sabe, o 07 de setembro não seja o inicio de uma jornada vitoriosa. Como desportista, o povo clama por isto, embora esteja privado do seu gramado...