22/10/2025 12:10:05
Blog: O Acendedor de Lampiões
Há 4 horas

Primeira Conferência de Pesquisa Educacional será realizada durante a Bienal do Livro em Alagoas

Evento combina atividades no Centro de Educação da Ufal e no Centro de Convenções, com uma programação diversificada

Primeira Conferência de Pesquisa Educacional será realizada durante a Bienal do Livro em Alagoas

A 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas traz uma inovação importante: a realização do 1º Seminário de Pesquisa em Ensino em Alagoas (Simape).

Esta iniciativa, promovida pelo Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), ocorrerá de 30 de outubro a 1º de novembro, integrando o evento ao Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ao Centro de Convenções, como parte integrante da programação da Bienal.

A iniciativa tem como objetivo principal estimular a reflexão e promover o diálogo entre as atividades de pesquisa, a prática pedagógica e a formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Segundo a comissão organizadora, o evento é direcionado para estudantes de mestrado e doutorado, além de docentes da educação básica e superior interessados em debater as tendências atuais e os desafios na área de educação e pesquisa aplicada ao ensino.

Ao longo do seminário, serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e eventos de lançamento de publicações acadêmicas, buscando fomentar o pensamento crítico, a troca de experiências e destacar as produções acadêmicas e pedagógicas oriundas dos programas de pós-graduação.

Os organizadores destacam que a realização do Simape durante a Bienal amplia o alcance das discussões, conectando o conhecimento científico às práticas docentes da comunidade, além de consolidar o espaço como uma plataforma de integração entre ciência, cultura e educação. Essa iniciativa reafirma o compromisso coletivo com uma educação pública, democrática e transformadora. Para mais detalhes sobre a 11ª Bienal do Livro de Alagoas, o evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas e pelo Governo Estadual, com a parceria da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

O patrocínio fica por conta do Senac e do Sebrae Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado tem na curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, além de contar com apoios como a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

As secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) também apoiam a iniciativa. Para acompanhar as novidades da edição de 2025, visite o site oficial no endereço bienal.ufal.br/2025 ou siga as redes sociais do evento @bielnaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Mais Posts

Sobre o Blog
O Acendedor de Lampiões
O Acendedor de Lampiões

Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais

Ver todos os posts


Enquete
Você é favorável ou contra a prisão de Jair Bolsonaro?
Total de votos: 115