22/10/2025 12:10:07
Blog: O Acendedor de Lampiões
Há 4 horas

Alagoas lidera aumento nas despesas públicas entre estados brasileiros no quarto bimestre de 2025

Relatório do Tesouro Nacional revela crescimento expressivo nas despesas correntes de Alagoas, superando outras unidades federativas

Alagoas lidera aumento nas despesas públicas entre estados brasileiros no quarto bimestre de 2025

De acordo com o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco – Estados + DF, publicado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira (21), Alagoas apresentou o maior incremento percentual nas despesas correntes entre os estados brasileiros durante o quarto bimestre de 2025, com um aumento de 22% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Este desempenho coloca a unidade federativa na ponta do ranking de expansão dos gastos correntes. Em 18 dos 27 estados analisados, o crescimento dessas despesas superou a elevação da receita corrente no mesmo período.

Na análise da receita corrente efetivada, os maiores avanços ocorreram em Sergipe (17%) e Rio de Janeiro (13%).

Por outro lado, os piores resultados foram registrados por Amapá (-17%), Bahia (1%) e Pernambuco (2%). O relatório também evidencia que, até o encerramento do quarto bimestre, os gastos com pessoal permanecem como a maior fatia do orçamento estadual.

Esses custos representam 73% das despesas no Rio Grande do Norte, 64% no Rio Grande do Sul, e 60% em Mato Grosso do Sul e Tocantins. Por outro lado, Espírito Santo (39%), Maranhão (41%) e Amazonas (42%) apresentam os menores percentuais de despesas com pessoal.

No que diz respeito à Segurança Pública, Alagoas destinou 15% do total de suas despesas, posicionando-se entre os estados que mais investiram na área, ao lado de Minas Gerais e Rondônia.

Na área de Educação, o estado aplicou 11% de seus recursos totais, uma das menores proporções do país. Já na Saúde, Tocantins, Amapá e Pernambuco destacaram-se com 23% cada. O documento ainda revela que Alagoas apresentou um incremento de 5% na Dívida Consolidada, sendo o quarto maior aumento entre as unidades federativas, ficando atrás de Pará (17%), Piauí (8%) e Amapá (6%).

O Relatório em Foco – Estados e DF é uma publicação trimestral do Tesouro Nacional que compila informações sobre a execução orçamentária dos 27 estados e do Distrito Federal, utilizando dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Goiás, que registrou um crescimento de 21% nas despesas correntes, ocupa a segunda posição no ranking nacional, logo atrás de Alagoas em termos de aumento percentual.



Enquete
Você é favorável ou contra a prisão de Jair Bolsonaro?
Total de votos: 115