Com alagoas24horas //
O município de Branquinha retomou nesta terça-feira, 30, o recadastramento das famílias inscritas no Bolsa Família Municipal. O Programa, que conta agora com um sistema totalmente informatizado, visa cadastrar 2.300 famílias que recebem o benefício na região.
O procedimento é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela iniciativa em todo o Brasil, e está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Branquinha. De acordo com a coordenadora do Bolsa Família local, Edvânia Tenório, a paralisação foi necessária para inserir novos itens no questionário do Programa e informatizar todo o processo.
“A partir de hoje teremos um sistema informatizado e mais ágil, que irá trazer inovações ao Programa. Tenório conta que o recadastramento irá se estender até o dia 31 de outubro e lembra que aquele que não se recadastrar até esta data terá o benefício bloqueado. Ainda de acordo com a coordenadora, cerca de 80% dos beneficiários já realizaram o procedimento na cidade.
A iniciativa
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. O programa atende mais de 12 milhões de famílias em todo o país.
Documentação
Os documentos exigidos às famílias são RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração escolar dos filhos.