27/10/2025 22:15:23

Alagoas
23/08/2011 11:45:56

SEE inicia trabalhos de mudança para o CEPA esta semana

SEE inicia trabalhos de mudança para o CEPA esta semana
Mazceió Cepa

Com alamanaquealagoas // Fonte ascom see

 

Começa esta semana o trabalho de remanejamento da biblioteca central, Escola de Artes e Instituto de Línguas situados no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). A medida faz parte do calendário de ações para adequação e melhorias no centro que, dentro de 60 dias, irá abrigar a estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE). Com a mudança, os prédios que abrigam as três unidades passarão por serviços de infraestrutura e estas continuarão a funcionar normalmente em outros prédios do Cepa.

De acordo com o secretário Adriano Soares, a iniciativa de levar a sede da SEE para o maior complexo educacional do estado vem atender a dois aspectos: iniciar a construção de um prédio sede mais moderno e acolhedor para a sociedade alagoana e fortalecer a aproximação entre a instituição e comunidade escolar. “O mais importante é que utilizaremos um espaço próprio para abrigar nossa estrutura, iremos para nossa casa. Assim, otimizaremos recursos, evitando gastos desnecessários com aluguel”, explica Soares.

“Nós estamos desenvolvendo esta mudança observando todos os aspectos pedagógicos e técnicos, envolvendo profissionais experientes e zelosos, das mais diferentes áreas da SEE. Nosso objetivo é conduzir o processo de forma transparente e responsável”, concluiu o secretário Adriano Soares.

Novos espaços - No caso da Escola de Artes, as atividades serão transferidas para a Escola Moreira e Silva. A biblioteca central será realocada nas bibliotecas escolares, fortalecendo assim as unidades escolares. “Com o acervo nas escolas, os alunos terão mais facilidade de acesso a estes livros. E nós iremos desenvolver uma série de atividades pedagógicas nestes espaços”, garantiu Ângela Costa, superintendente de Gestão da Rede de Ensino da SEE.

Já os alunos do Instituto de Línguas irão estudar na Escola Maria José Loureiro, no período noturno. “Como a nossa demanda sempre foi maior para vagas à noite, e não podíamos atender por causa das poucas salas do Instituto de Línguas, agora decidimos ampliar este número de vagas utilizando um outro espaço no próprio Cepa. Mas os alunos que não puderem ir para o noturno, nós estamos negociando outros espaços”, explicou Márcia Dantas, responsável pela 15ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE).

Para Tereza Melo, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav/SEE), este é um momento em que todos precisam estar unidos. “Precisamos reformar o prédio sede e queremos o que é melhor para o nosso estudante e para o nosso servidor. É importante que seja dito que todas as adequações e benfeitorias que serão feita no Cepa ficarão lá quando sairmos, podendo ser desfrutado por toda a comunidade escolar e pela sociedade,” arrematou.

Reforma - Após a transferência completa da SEE para o Farol, as obras de reforma do prédio sede serão iniciadas. A meta da secretaria é executar o serviço em um período de um ano. Esta não é a primeira vez que a secretaria funciona na área do Cepa. Na última reforma realizada no prédio sede, a SEE funcionou no complexo, que é o maior centro educacional do Estado.