Com gazetaweb // jobison barros
A criminalidade ainda é um assunto que necessita ser abordado com veemência, por órgãos da segurança pública, mesmo quando os Institutos Médico Legal (IML) de Maceió e de Arapiraca registram 12 homicídios em Alagoas. Quanto aos crimes constatados no interior do Estado, o caso de maior destaque foi o assassinato brutal de uma adolescente de 15 anos, torturada, enforcada e esfaqueada por seu amante em Delmiro Gouveia.
Os criminosos aliviaram um pouco na noite de sexta-feira (19), visto que o livro de ocorrências do IML de Maceió não constatou nenhum crime cometido por arma de fogo ou arma branca.
Já nesse sábado (20), a primeira vítima foi José Benício dos Santos, 19 anos, executado com cinco tiros de revólver durante a madrugada, em frente ao supermercado PV, no Centro de Rio Largo. Segundo agentes do 25º Distrito Policial (DP), dois homens aproximaram-se de Benício, efetuaram os disparos e evadiram-se do local.
Hélio dos Santos Silvestre, 27, morador da Travessa João Martins, no Tabuleiro, foi assassinado a tiros. Nenhum morador da região quis comentar acerca do fato.
Na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, populares presenciaram o corpo de um flanelinha, identificado como José Romilson dos Santos, 32, morto a tiros. Segundo informações de uma testemunha, um homem desceu de um veículo Pálio, de cor prata, iniciou uma discussão com a vítima, a qual se encontrava na presença de outro jovem, e efetuou os disparos. Romilson não resistiu aos ferimentos e veio a falecer, enquanto o outro rapaz chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra.
O quarto crime ocorreu no conjunto Santos Dumond, no Tabuleiro do Martins, onde o soldador Valdomiro de Souza Acioli, 34, foi morto por arma branca. Ele residia na Rua Leão, situada nas proximidades.
Militares do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) deslocaram-se até o conjunto Denisson Menezes, mais precisamente na Avenida Frei Damião, no Tabuleiro do Martins, onde Tarlisson Teixeira dos Santos, 27, foi morto a tiros por homens não identificados. Uma equipe da Delegacia de Homicídios também foi acionada à região.
No bairro da Levada, moradores constataram a morte de Daiane Cícera Guedes, 16, que residia na Avenida Cruzeiro do Sul, no Vergel do Lago. A estudante foi assassinada por arma branca. Após cometerem o crime, os acusados empreenderam fuga da região.
Domingo
Neste domingo (21), Joselito Vieira dos Santos, 33, morador do conjunto José Maria de Melo, no Tabuleiro do Martins, foi vitimado por arma de fogo no conjunto Salvador Lira, situado nas proximidades. Joselito trabalhava como promotor de vendas.
O último crime resultou na morte de Nelson S. Lima, assassinado por arma de fogo. O IML não registrou o local da execução, que contou com a perícia e o recolhimento dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), respectivamente.
Interior
O IML de Arapiraca registrou quatro ocorrências nas cidades que contemplam o interior do Estado. Dentre elas, o assassinato de maior repercussão foi a morte brutal da menor Leidiane Maria da Conceição Santos, de apenas 15 anos, na zona rural de Delmiro Gouveia. A vítima foi torturada, enforcada e esfaqueada por seu amante, o pedreiro Romário José dos Santos Silva, 23, o qual descobriu que fora traído ao flagrar um ato sexual entre a adolescente e um amigo do casal. O pedreiro – que havia se separado da esposa e estava vivendo com Leidiane há oito dias – encontra-se preso na Delegacia Regional da cidade, onde as investigações ficarão a cargo do delegado Manoel Wanderley.