Com alagoasdiario // Fonte ascom prefeitura
A Secretaria de Educação de Viçosa realizou a compra de materiais pedagógicos para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de crianças com limitações especiais. Kits contendo livros de inclusão e fantoches pedagógicos irão circular nas escolas municipais, a partir da próxima semana, através da biblioteca itinerante, e, também, nas salas especiais do Laboratório de Aprendizagem Central (LAC).
A coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Ciléia Honorato, afirma que Viçosa tem crianças com Síndrome de Down, autistas e alunos com déficit cognitivo, que após serem acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde recebem atendimento especializado de psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas e otorrinolaringologistas.
Orientados pela equipe do Ministério da Educação (MEC), professores da rede municipal já estão recebendo treinamento para lidar com a didática que o material oferece. Recursos como percepção e reconhecimento dos valores sociais são alguns dos subsídios que o kit de inclusão oferece como ferramenta e suporte pedagógico.
Segunda a secretária de Educação de Viçosa, Ana Paula Calazans, o kit foi desenvolvido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2008, e adquirido pelo município após a formação da coordenação, treinamento dos profissionais da área de Pedagogia e construção das salas especiais, que recebem agora 4 kits de inclusão e contam com o apoio do Ministério da Educação em equipamentos.
“Nossas crianças recebem agora atenção especial. Isso faz parte de um trabalho voltado para melhorar os índices da educação no município”, afirma o prefeito Flaubert Filho. “Passos largos estão sendo trilhados através da educação. Já temos a experiência real do nosso Laboratório de Aprendizagem Central, que está superando as expectativas. Isso é ótimo para o crescimento educacional de Viçosa”, completou.