Com agênciaalagoas // reneé le campion
O governador Teotonio Vilela Filho, secretários e presidentes de órgãos ligados ao Estado reuniram-se nesta terça-feira (02), das 9h às 20h, para discutir os produtos prioritários que irão compor o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, estabelecidos em consonância com as estratégias de Governo definidas no Programa Alagoas Tem Pressa. O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o suporte técnico da empresa Macroplan.
Na ocasião, foram apresentados cerca de dez produtos priorizados por cada pasta e órgão do Governo, totalizando 181 entregas, entre obras, instalações, implantação de ações, parcerias e diversos tipos de serviço. Após a apresentação dos produtos mais importantes, através de um sistema dinâmico de votação eletrônica, o secretariado selecionou 30 produtos que irão compor o PPA 2012-1105, além dos 60 pré-definidos que atendem aos 25 projetos estruturantes que fazem parte do programa Alagoas Tem Pressa.
Os produtos priorizados visam orientar os ajustes do orçamento, bem como a elaboração do painel setorial de indicadores. Além disso, as entregas serão objeto de monitoramento na sala de situação do Governo, que vai controlar o cumprimento das metas dos projetos que compõem o planejamento do Estado.
“Todo o secretariado tem trabalhado intensamente e em sinergia na estruturação do Programa e na definição das grandes entregas das pastas para o PPA 2012-2015. A reunião de hoje é resultado de cinco oficinas realizadas e diversas reuniões entre as setoriais, a Macroplan e a Seplande” ressaltou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “O objetivo é definir os principais produtos que serão validados pelo governador Teotonio Vilela Filho em agosto deste ano e executados nos próximos quatro anos”, acrescentou.
“O Governo está avançando na direção certa das estratégias que viabilizarão com maior rapidez as metas prioritárias do Estado”, afirmou o secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Para o secretário da Promoção da Paz, Jardel Aderico, as oficinas e reuniões realizadas entre as secretarias são de grande importância, uma vez que possibilitam o alinhamento das ações do Governo.
O Alagoas Tem Pressa visa atingir seis áreas de resultado, que contam com 46 estratégias de médio prazo. Todas as secretarias de Estado, após oficinas e reuniões internas com a coordenação do Programa, levantaram 407 entregas.
As áreas de resultado que compreendem o Programa Alagoas Tem Pressa são: melhoria da qualidade de vida; desenvolvimento do capital humano; erradicação da pobreza extrema, redução da pobreza e da desigualdade; crescimento, desconcentração e diversificação econômica; inovação na gestão pública e valorização da imagem e mudanças culturais.
Metodologia de Trabalho.
Os gestores estaduais apresentaram, em 10 minutos, os produtos prioritários de suas pastas. Após debate mediado pelo secretário Luiz Otavio Gomes e pelo diretor da Macroplan, Gustavo Morelli, os secretários deram notas para cada um dos produtos, numa escala de um a dez. Foram levadas em consideração a contribuição das entregas para reverter os indicadores negativos do estado e assim serem incluídas no PPA 2012-2015, após apreciação do governador Teotonio Vilela Filho.
Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde através da construção, ampliação, reforma e modernização de 78 Unidades Básicas de Saúde e qualificação de 5.000 profissionais; apoio à comercialização da produção de 82.013 famílias em situação de vulnerabilidade; ampliação do acesso da população aos programas sociais para 84.800 novas famílias pobres e extremamente pobres e a capacitação e qualificação profissional de 6 mil autônomos e microempreendedores são alguns dos produtos que atendem aos projetos estruturantes do Governo e irão compor o PPA 2012-2015.
PPA Inovador
O Plano Plurianual é o instrumento que estabelece as diretrizes e prioridades do Governo para a aplicação dos recursos públicos no período de quatro anos. No ciclo 2012-2015, o PPA é construído em consonância com as estratégias do Programa Alagoas Tem Pressa e apresenta uma séria de inovações. Merecem destaque a inclusão de uma carteira de projetos, o monitoramento de resultados, bem como a participação da sociedade na sugestão de ações para serem incorporadas pelo Governo na elaboração do PPA.