Com agênciaalagoas // arnaldo santtos
O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inaugura na próxima quarta-feira (3), a partir das 9h30, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da cidade de São Sebastião, a 130 km de Maceió. Essa será a 30ª base no Estado.
O município fica localizado no agreste alagoano e tem 32 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos a 2010. A nova base vai atender, também, as populações dos municípios de Feira Grande, Igreja Nova e Junqueiro, abrangendo mais 68.477 habitantes.
“As bases do Samu no interior do Estado fazem parte da estratégia do governador Teotônio Vilela em expandir o serviço para todos os alagoanos, desde Maragogi até Delmiro Gouveia”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo. A intenção é que a cada 30 km exista uma base do Samu para atendimento de urgência e emergência da população.
Para isso, os socorristas que vão atuar na base foram treinados por uma equipe de profissionais (médicos e enfermeiros) do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Arapiraca. São Sebastião pertence a Central do Samu da II Macro Região de Arapiraca, o que significa que todas as ligações serão encaminhadas para esta Central, em que os médicos vão fazer a regulação do atendimento, ou seja, encaminhar as vítimas para o hospital mais próximo da região.
Além da base do Samu de São Sebastião, a região também terá disponíveis os serviços do Aeromédico (UTI aérea) e de uma Unidade de Suporte Avançado Neonatal (UTI móvel). Caso necessite dos serviços da aeronave ou da ambulância neonatal, basta que a população entre em contato pelo 192.
Bases do Samu
Hoje Alagoas dispõe de 29 bases, das quais duas Centrais. A de Maceió tem como bases os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Murici, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Barra de Santo Antônio, Murici, Rio Largo e Colônia de Leopoldina. Já da de Arapiraca fazem parte os municípios de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Mata Grande e São José da Tapera.