25/10/2025 14:46:10

Municípios
31/07/2011 22:19:58

Usina Guaxuma renova selo de qualidade ambiental ISO 14001

Usina Guaxuma renova selo de qualidade ambiental ISO 14001
Usina Guaxuma do Grupo João Lyra

Com ojornal-al //

 

Primar pela qualidade dos produtos e serviços, dando prioridade a preservação dos recursos ambientais. Essa é a filosofia na qual se baseia a usina Guaxuma, unidade do Grupo João Lyra localizada no município de Coruripe. Na sexta-feira (29) a usina renovou o selo ISO 14001 – atestado máximo de qualidade ambiental. A recertificação é o reconhecimento internacional ao investimento contínuo em ações socioambientais e ao trabalho do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado na Guaxuma desde outubro de 2001, quando a unidade se preparava para receber o primeiro selo.

 

“Em 2002, fomos a primeira unidade do setor sucroenérgetico a receber a ISO 14001 no mundo. Um passo importantíssimo, mas não bastava alcançar o selo de qualidade, o desafio posterior foi mantê-lo, otimizando todo o nosso processo produtivo”, afirma Paulo Cursino, gerente-geral da Guaxuma. Passados nove anos da primeira certificação, a evolução mencionada pelo gerente inclui a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, a substituição do uso de combustível fóssil (gasolina) por bicombustível (etanol), além da construção de uma bacia de contenção para impedir que o solo absorva produtos químicos em caso de vazamento nas galerias do parque industrial, entre outras medidas.

 

Ainda na indústria, o uso de ácido sulfúrico foi substituído pela substância monesina inorgânica, que, de acordo com o gerente industrial Adevan Feliciano, dificulta a ocorrência de chuvas ácidas, que podem atingir diretamente a saúde dos trabalhadores, como também danificar equipamentos e a lavoura. “As mudanças estruturais são fundamentais, mas somente se combinadas com a capacitação dos trabalhadores. Por isso não podemos deixar de mencionar os inúmeros cursos que foram ministrados dentro da própria usina, entre eles o direcionado aos operadores de caldeiras e aos eletricistas”, completa Feliciano.

 

A coordenadora de Meio Ambiente da usina Guaxuma, Jane Paula, ressalta ainda que para manter qualificações como essa, é preciso haver um grande investimento não apenas na usina, mas nas comunidades circunvizinhas. Essas atividades passam pelo fator determinante da conscientização: “Colaboradores e moradores das comunidades mais próximas da Guaxuma são fundamentais nesse processo, porque não é possível garantir bons resultados apenas com práticas técnicas. Para atender uma política ambiental rígida é preciso grande investimento humano e pessoal”.

Em se tratando de economia, receber a recertificação significa ter uma maior abertura dentro do mercado nacional e internacional, explica Cursino. “As organizações de grande porte buscam os selos de qualidade. A ISO 14001 é a prova, para esses compradores, de que a empresa certificada vende qualidade não apenas em produtos e relacionamento humano, mas em conservação ambiental. Uma afirmação essencial para quem depende diretamente dos recursos naturais em seu processo produtivo”.

 

ISO 14001: entenda o selo

 

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

 

Para se garantir o selo da ISO 14001, deve ser identificada na empresa uma situação que não cause impacto ao meio ambiente, além de ter que compreender e respeitar a legislação ambiental relevante à sua situação. Devem também ser apresentados objetivos para melhorar cada vez mais o programa de gestão da empresa.

 

Garantindo-se o selo ISO14001, estabelece-se para o mercado uma imagem positiva, pois a redução de impactos ambientais está se tornando cada vez mais prioridade nas políticas de muitas empresas e interesse crescente entre a população. Vários tipos de organizações adotam a ISO14001 como sendo de extrema importância, entre elas indústrias, montadoras, multinacionais, governos locais e outros.