Os agricultores familiares de Mata Grande, o maior município do Sertão alagoano em extensão territorial, receberam do governo do Estado, nesta sexta-feira (29), ações que vão fortalecer a produção local.
O município assinou o termo de adesão ao Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), por meio do qual 12 unidades serão instaladas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), beneficiando famílias e estimulando a produção de alimentos e geração de renda.
“O sertanejo hoje não está só. Nós resgatamos a assistência técnica e vamos enviar para a Assembleia Legislativa o projeto da nova Emater. Também ampliamos o número de veículos da Secretaria da Agricultura. Fizemos a distribuição de sementes. O agricultor sente a presença do Estado”, afirmou o governador Teotonio Vilela.
Em Mata Grande já existem 21 unidade PAIS, implantadas por meio de uma parceria entre o Sebrae/AL e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O secretário de Estado Adjunto da Agricultura, Jose Marinho Júnior, salientou as ações do governo para fomentar a pecuária de leite em Mata Grande, por meio do Programa Alagoas Mais Leite. “Aqui já entregamos às associações tanques de resfriamento de leite, máquinas forrageiras, botijão de sêmen e também ovinos para incrementar a geração de renda”, destacou José Marinho.
Ele também salientou que a cota do Programa do Leite será ampliada no município de Mata Grande para beneficiar famílias do Povoado Santa Cruz em situação de insegurança alimentar e nutricional.
O secretário de Agricultura de Mata Grande, Iran Barbosa, disse que o município dá andamento a todos os programas do Estado em prol dos agricultores, enquanto o prefeito Jacó Brandão agradeceu a presença do governador Teotonio Vilela e solicitou apoio para a recuperação das estradas na zona rural.
Também na solenidade, o deputado estadual Inácio Loyola afirmou que o governo atual revitalizou a Secretaria da Agricultura e disse que Teotonio Vilela é o governador que mais tem feito pelo Sertão.
Outra ação do governo do Estado, nesta sexta-feira (29), em Mata Grande, foi a entrega de 464 títulos de terras para os agricultores, que garantem a efetiva posse do imóvel e o acesso a crédito rural, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e os benefícios da aposentadoria.
Ao todo, 773 títulos de terras serão entregues nos municípios da região, numa ação coordenada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).