Com agênciaalagoas // monica lima
Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, marcado ontem quinta-feira (28),equipe técnica da Coordenação de Combate as Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde realizou o teste rápido da deonça no shopping Maceió, em Mangabeiras.
Como vem ocorrendo nestas ações, a população tem atendido ao chamado e se interessado em conhecer um pouco mais sobre a doença, que é silenciosa e pode levar a morte, quando descoberta tardiamente.
O coordenador do programa de Combate as Hepatites Virais, Fernando Barreiros, explicou que o Estado e diversas instituições no Brasil, estão realizando ações voltadas para alertar a população sobre as hepatites virais, com destaque para a tipo C. Segundo ele, dados mostram que uma em cada 40 pessoas está infectado, mas não sabem. E, muitas vezes, descobrem quando estão em estado avançado, quando o tratamento fica mais difícil e a doença evolui para um câncer de fígado ou cirrose. Barreiros informou que, os casos detectados serão encaminhados para o Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico do Hospital Universitário e para o Hospital Escola Hélvio Auto.
Ainda de acordo com Fernando Barreiros, a hepatite C que é a forma mais grave da doença, ataca o fígado. Por ser uma doença silenciosa, a descoberta podeocorrer 20 anos após a infecção, quando há comprometimento das funções hepáticas, a exemplo de cirrose e o câncer de fígado. Quanto mais cedo for detectada, a chance de cura é maior. O doente com a hepatite C não fica amarelo e um simples teste de hemograma não detecta se a pessoa é portadora da doença.
A Organização Mundial de Saúde estima que 4,5 milhões de brasileiros não sabem que estão doentes, infectados com a hepatite C e E. Deste total, se não forem tratados de imediato, até um milhão poderão morrer nos próximos dez anos.Em Maceió, o teste rápido é realizado nos Centros de Testagem e Aconselhamento Sorológico (CTA) do Hospital Universitário e do PAM Salgadinho.