Com tudoglobal // Fonte universia brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os novos requisitos para obtenção do certificado de conclusão ou Declaração de Proficiência do Ensino Médio através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta certificação é voltada principalmente às pessoas que não concluíram os estudos em idade apropriada, inclusive às pessoas privadas de liberdade que não têm acesso às instituições de ensino regulares.
De acordo com as novas regras, os interessados em obter o certificado ou a Declaração de Proficiência, deverão atender aos seguintes requisitos:
Possuir 18 anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem, prevista para os dias 22 e 23 de outubro.
Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem;
Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação;
Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias: mínimo de 400 pontos na prova objetiva e 500 pontos na prova de redação.
Ainda de acordo com o MEC, as Secretarias de Educação dos Estados e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia serão os responsáveis por emitir a certificação e definir os procedimentos complementares necessários para a conclusão do processo.
Os interessados não precisam ter estudado em escola pública para obter o certificado. As notas das provas serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e logo repassadas aos órgãos estaduais de educação.