25/10/2025 12:05:40

Saúde
29/07/2011 10:04:05

Estado faz campanha para estimular o aleitamento materno

Estado faz campanha para estimular o aleitamento materno
Divulgação

Com tudonahora //

 

Como parte das comemorações da Semana Nacional de Aleitamento Materno, que tem como tema “Aleitamento Materno e Saúde Fonoaudiológica”, a Maternidade Escola Santa Mônica e o Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promovem entre os dias 1 e 7 de agosto a campanha alagoana com o tema “Amamentação: a maneira mais natural, inteligente e eficaz de salvar vidas”, visando conscientizar a população a respeito da relação do aleitamento materno e a fonoaudiologia.

 

De acordo com a fonoaudióloga e coordenadora da campanha, Conceição Pessoa Santana, estão programados eventos em maternidades, postos de saúde, praias, parques e outros espaços públicos que viabilizam o desenvolvimento de ações de orientação, a exemplo de exposições, oficinas e palestras e atividades recreativas.


Para o obstetra Telmo Henrique, gerente geral da Santa Mônica, amamentação é tema constante na maternidade que conta com o compromisso e empenho de profissionais de todas as áreas e setores.

“Somos referência no cuidado de bebês prematuros, ou seja, que têm a saúde extremamente comprometida. O leite materno, quer seja da mãe ou de leite doado por outras mães, é fundamental para recuperação, ou melhor, para salvar as vidas dos recém-nascidos”, disse o diretor.

A campanha de 2011 que reforça a participação do fonoaudiólogo na amamentação mostra a importância do esforço conjunto para o incentivo, conscientização e preparação para a amamentação.

Fonoaudiologia

Dentro da Santa Mônica, referência no atendimento a gestantes de alto risco e, consequentemente, bebês prematuros, o papel da fonoaudiologia é fundamental. A fonoaudióloga Conceição Pessoa, explica que para que haja um bom desenvolvimento e equilíbrio da musculatura oral e conseqüentemente um bom padrão articulatório é necessário a estimulação desde o nascimento através do ato de amamentar.

 

 A ação fonoaudiológica é essencial nas situações onde o bebê inicialmente não tem condições de ser amamentado. No caso dos bebês prematuros, a dificuldade na amamentação é maior, pois eles necessitam de estímulo para despertar o reflexo de sucção e exercícios para conseguir coordenar os processos de sucção, respiração e deglutição.

 

Conceição explica que as estruturas envolvidas no ato de sugar são as mesmas utilizadas para falar e mastigar. “Além de promover a afetividade entre mães e filhos e garantir a nutrição necessária ao bebê, mamar no seio educa a respiração e estimula músculos com funções fundamentais para a fala e alimentação adequadas”, destaca.