25/10/2025 12:05:41

Especiais
28/07/2011 22:52:28

Governo realiza aula inaugural do Curso de Motolância

Governo realiza aula inaugural do Curso de Motolância
Ilustração

Com alagoas24horas // Fonte ascom sesau-al

 

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Corpo de Bombeiros, e por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) realiza amanhã, a partir das 15 horas, a aula inaugural do Curso de Motolância. O objetivo do curso é proporcionar a uma equipe de motociclistas conhecimentos e técnicas específicas para pilotar motolância. O serviço iniciará a partir de 1º de setembro. O curso tem duração de 30 dias.

A criação da motolância é mais uma ação programada pelo governo do Estado e pela SESAU para melhorar, ainda mais,o tempo-resposta no atendimento das urgências e emergências. "Com certeza iremos melhorar, significamente, o serviço de atendimento às vítimas de traumas porque o tempo-resposta será ainda menor", comentou o secretário de Estado da Saúde Alexandre Toledo.

De acordo com o major Sebastião Alves, que está respondendo pelo comando do Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) e o primeiro tenente Silvio Ferreira, Coordenador de Moto Socorrismo e um dos instrutores do curso, ambos do Corpo de Bombeiros, o curso é bastante rigoroso e requer dos alunos dedicação exclusiva durante todo o período. Os alunos serão submetidos, também, a exercícios físicos.

O curso terá aulas teóricas e práticas de pilotagem defensiva e ofensiva de Suporte Básico de Vida às vítimas de traumas, até a chegada de uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), conforme a gravidade do paciente, para providenciar o transporte da vítima a um hospital mais próximo e adequado à situação do acidentado.

Para realizar o curso o motociclista tem que ser, necessariamente, técnico de enfermagem. “Mas isso não é suficiente, é necessário participar do curso para aprender as técnicas específicas de motosocorrista”, comentou o temente Silvio, informando que terão aulas sobre as técnicas de pilotagem dentro e fora da estrada. Ao todo serão cinco instrutores.

Segundo ele, depois de concluir o curso, o motosocorrista será capaz de realizar um atendimento eficaz e eficiente, chegando ao local do acidente com segurança, e o mais importante, realizar os primeiros socorros no acidentado. Além disso, ele terá condições de realizar inspeção de primeiro escalão na motocicleta, visando a sua conservação e o seu bom funcionamento, e também efetuar manobras de pilotagem defensiva e ofensiva, dentro das normas específicas de trânsito.

Nesse primeiro curso vão participar 10 alunos que utilizarão três motolâncias, nove para Técnicos de Enfermagem do SAMU e um integrante da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. “Já entramos em contato com o pessoal do Ministério da Saúde para ampliar o número que deverá ser sete”, comentou o gerente-geral do SAMU Maceió, Iracildo Camelo Júnior.

Aulas teóricas/práticas e estágio do curso – Aulas Teóricas serão realizadas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Maceió, que fica localizado no rua Goiás, 800, no bairro do Farol e as aulas práticas no Estacionamento no bairro do Jaraguá. Depois de participar e ser aprovado das aulas teóricas e práticas,os alunos vão ser submetidos a um Estágio Operacional que será realizado no Quartel do Comando Geral (QCG) e Grupamento de Socorros de Emergência (GSE). Ao todo serão 168 horas-aulas.