O primeiro abatedouro de jacaré do Nordeste será inaugurado nesta quarta-feira (27), no bairro de Fernão Velho, em Maceió, a partir das 12h. A unidade foi construída pela iniciativa privada e terá capacidade para abater até 200 animais por mês.
De acordo com a proprietária do empreendimento, Maria Cristina Ruffo, o abatedouro vai atender o criatório dela que possui 12 mil animais e já exporta pele de jacaré para Itália, Inglaterra e Dubai. “Nós fomos pioneiros no Brasil na criação de jacaré do papo amarelo e contribuímos para que a espécie saísse do risco de extinção. Somos criadores desde 1994”, contou.
Segundo ela, o criatório instalado no bairro de Fernão Velho, em Maceió, já possui reconhecimento internacional, por meio de um registro numa Convenção Internacional (Cipes), além de autorização do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Maria Cristina Ruffo também explicou que o produto mais apreciado do jacaré é a pele, e não a carne. “A carne é vista como um subproduto, mas mesmo assim é bastante saborosa e apreciada”, revelou. Ela destacou também que, além de restaurantes em Maceió, o abatedouro, que vai se chamar Mr. Krocco, vai atender aos restaurantes de Penedo, que criaram o roteiro turístico do jacaré.