Com alagoas24horas // danielle silva
A gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, anunciou nesta sexta-feira, 22, que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 5 de agosto, em Alagoas. O encerramento da campanha estava programado para esta sexta, no entanto, o PNI determinou que o Estado precisa de mais duas semanas para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal.
Segundo o PNI, Alagoas atingiu 88% de cobertura. O caso mais preocupante foi destectado na capital alagoana, que atingiu apenas 77,40% de cobertura.
Castro afirma que esteve reunida com a coordenação do PNI em Maceió e secretário de Saúde do município para estudar novas estratégias de vacinação. A primeira medida adotada é a abertura de postos de vacinação nos shoppings de Maceió e no Sest-Senat (Serraria), a partir da próxima quarta-feira, 27 e também no dia 30, quando as equipes vão reforçar também a vacinação contra a Hepatite.
Denise Castro faz um alerta aos pais e responsáveis que não deixem de vacinar as crianças contra o sarampo, para livrar Alagoas da doença, que há mais de 10 anos não faz vítimas no Estado. “Todo cuidado é pouco por Estados como Bahia e Parabíba registraram casos recentes. Está bem próximo de nós, por isso precisamos vacinar nossas crianças”, alerta.
A campanha contra o sarampo foi antecipada em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul) para manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. Durante as férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto à ida de brasileiros para o exterior.