25/10/2025 10:36:43

Educação
20/07/2011 22:01:56

Colégio Batista Alagoano pode fechar as portas depois de 92 anos de fundação

Colégio Batista Alagoano pode fechar as portas depois de 92 anos de fundação
Ilustração

Com alagoasweb // regina carvalho

 

O Colégio Batista Alagoano pode fechar as portas até o final deste ano. O prédio localizado na Avenida Aristeu de Andrade, no bairro do Farol, está em processo de venda a um grupo supostamente da construção civil. As negociações estão avançadas, segundo o pastor Alcides Neto, presidente da Convenção Batista Alagoana, mantenedora do colégio.

“O que posso dizer é que até setembro teremos uma decisão sobre o caso, mas posso informar que o processo de venda do prédio está bastante adiantado”, informou o pastor. A venda do imóvel será feita para sanar dívidas do colégio não especificadas pelo presidente da Convenção.

Mas a origem do rombo – que pode gerar o fechamento da unidade fundada há mais de 90 anos - é o débito de pais de alunos, conforme Alcides. O percentual de inadimplência chega a superar os 40% em alguns períodos. “Se as mensalidades fossem pagas em dia não estaríamos como estamos atualmente, com tantas dívidas. Esse não é um problema só do colégio Batista, muitos outros de Maceió estão devendo. Só que nos queremos honrar os compromissos”, detalhou o Alcides Neto.

Ele contou que alguns alunos passam o ano todo estudando sem pagar uma mensalidade e, no final do ano letivo, deixam a unidade. "O pai pega o histórico escolar e matricula o filho em outro colégio. Não tem como impedir isso, infelizmente”, acrescentou.

Cerca de 550 alunos estudam no Colégio Batista – do ensino infantil ao ensino médio. Os pais foram avisados da situação.

Mesmo sem uma definição – se o colégio vai fechar as portas ou se mudar para outra localidade – um professor do Batista informou à Gazetaweb que alguns funcionários estariam montando uma cooperativa e iriam “transferir” grande parte dos estudantes para a nova instituição. Essa informação foi negada pelo pastor. “Quem decide o que irá acontecer é uma assembleia, mas essa decisão não demorará para sair. Sobre essa cooperativa que estão falando não é verdade”, concluiu o pastor.

Não é a primeira vez que se comenta sobre a venda do prédio. Mas agora a situação estaria quase que insustentável, a saída foi iniciar o processo de negociação para sanar dívidas.