antonio aragão //
Cerca de duas mil pessoas assistiram na manhã desta quarta feira (20), na Praça Padre Cicero em União dos Palmares uma missa concelebrada pelo paróco Iranjunio e o padre Francisco da Paróquia de Santa Maria Madalena, em lembrança aos 77 anos da morte do religioso cearense.
Um fato que chamou a atenção dos presentes este ano foi à freqüência dos católicos bastante reduzida. Uns alegaram que muita gente foi para as comemorações no próprio Juazeiro do Ceará; outras pessoas alegaram que o dia de trabalho no meio da semana (quarta feira) impediu muita gente vir reverenciar o ‘santo’ dos nordestinos. Outros já alegaram que a tradição religiosa está morrendo.
Prestigiou a missa o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o prefeito do município advogado Areski de Freitas, a primeira dama do municipio Yasmin Freitas, o vice-prefeito Adeildo Sotero além de alguns vereadores do município que preferiram ficar junto à multidão do que assistir o ato ecumênico no altar montado defronte a Igreja de Nossa Senhora de Fátima defronte a Praça.
Também foi notado e serviu de comentários a escassez de ‘pagadores de promessas’, (fervorosos que se vestem de frades, freiras e até de noivas, antiga tradição em pagamento as graças alcançadas, chegando até ser registrado em outras ocasiões pessoas com pedras e tijolos na cabeça) embora a natureza tenha colaborado proporcionando um sol forte e claro, cujo céu estava límpido, portanto, tempo propicio para concentrações públicas em praça pública.



