Com alagoasweb //
Os ácidos graxos ou gorduras insaturadas são benéficas à saúde, sendo classificadas em duas categorias principais: gorduras polinsaturadas, representadas pelas séries ômega-6 e ômega-3, e gorduras monoinsaturadas, representadas pela série ômega-9.Devemos lembrar que todas as gorduras são muito calóricas, por isso, devem ser consumidas com moderação.
O ácido linoléico (uma gordura da séria ômega-6) é essencial e o precursor das demais gorduras polinsaturadas da série ômega-6, cujas fontes alimentares são os óleos vegetais de soja, milho, e girassol. A substituição isocalórica, ou seja, com o mesmo teor de calorias, das gorduras saturadas por gorduras polinsaturadas da série ômega-6 reduz o colesterol total (CT) e o LDL colesterol ("colesterol ruim") sanguíneos.
As gorduras polinsaturadas possuem o inconveniente de diminuir os níveis de HDL colesterol ("colesterol bom) quando ingeridas em grande quantidade.As gorduras da séria ômega-3 são encontrados respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias (cavala, sardinha, salmão, arenque). Promovem redução dos triglicérides sanguíneos, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento dos vasos e também efeitos antiarrítmicos, ou seja, previnem o aparecimento de anormalidades elétricas do coração.
As gorduras monoinsaturadas exercem o mesmo efeito sobre os níveis de CT e LDL colesterol, sem, no entanto, diminuir os níveis de HDL colesterol. Suas principais fontes dietéticas são os óleo de oliva e canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).