24/10/2025 23:27:42

Municípios
15/07/2011 20:56:54

Hospital do Açúcar paga salários, mas trabalhadores continuam em greve

Hospital do Açúcar paga salários, mas trabalhadores continuam em greve
Funcionários realizaram novo protesto hoje pela manhã

Com gazetaweb // eduardo almeida e wanessa oliveira

 

Embora a direção do Hospital do Açúcar tenha pago parte dos salários de maio, funcionários da unidade continuam em greve por tempo indeterminado. Os servidores garantem que só deverão retornar às atividades após o pagamento do mês de junho e de parte das férias. Na manhã desta sexta-feira (15), eles voltaram a protestar em frente ao Hospital.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Laboratórios, José Severino, explicou que, ao contrário do que disse a direção da unidade, o equivalente a dois meses ainda está em aberto. “Eles [diretores] também não pagaram o PIS [Programa de Integração Social], além do mês de junho e de parte das férias. Estamos reivindicando nossos direitos”.

Severino explicou que os trabalhadores vão continuar mobilizados na porta do hospital até que as reivindicações sejam atendidas e ressaltou que a direção do Hospital do Açúcar não procurou os sindicatos para tentar negociar. “Estão mobilizados os sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Laboratórios, dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dos Trabalhadores da Saúde”.

Conforme Mário Jorge Filho, presidente do Sindicato dos Auxiliares de Enfermagem, também falta medicação para os pacientes e que não há regular coleta do lixo hospitalar produzido pela unidade de saúde, o que, garante o presidente do Sindicato, põe em risco a saúde de todas as pessoas que circulam no Açúcar.

A reportagem da Gazetaweb tentou contato com a direção da unidade, mas não obteve êxito. Nessa quinta-feira, o diretor do hospital, Edgar Antunes, alegou que não existem três folhas em atraso. “Não vamos esconder nada. Reconhecemos que estamos em débito com os funcionários, mas é de apenas uma folha de pagamento. Algumas empresas de plano de saúde ainda não nos repassaram o dinheiro de serviços que realizamos e esse foi o motivo do atraso. Entretanto, já estamos buscando uma outra forma para sanar esse problema”, explicou.

“Apenas uma folha sem pagar? Então, eu quero que ele nos mostre quando e onde foram depositados os outros salários atrasados”, questionou Mário Jorge Filho.