24/10/2025 11:04:48

Saúde
12/07/2011 19:51:51

Ação contra AVC em crianças com anemia acontece em Maceió

Ação contra AVC em crianças com anemia acontece em Maceió
Divulgação

Com maceioagora // Fonte ascom

 

Seguindo sua trajetória de atendimento pelo Brasil, a campanha “DTC contra AVC” chega a Maceió para atender as crianças com anemia falciforme. Entre os dias 14 e 15 de julho, serão realizados exames Doppler Transcraniano (DTC) nestas crianças, com o objetivo de prevenir acidente vascular cerebral (AVC). A ação em Maceió é feita em parceria entre o Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br) e o Hemoal.

 

A anemia é uma grave doença sanguínea. De acordo com a fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini, as hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. “Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”, explica.

 

Como aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia devem apresentar AVC até os 20 anos de idade, a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre zero e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Dr. Camilo Vieira. A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

 

As crianças farão o DTC gratuitamente no Hemocentro, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.

SERVIÇO

 

Data: 14 e 15 de julho de 2011

Horário: Das 9h às 17h

Local: Hemoal - Hemocentro de Alagoas

Endereço: Rua Dr. Jorge Lima, 58 – Maceió (AL)

 

Sobre o Instituto Espaço de Vida

 

A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.br