Com cadaminuto // gilca cinara
O desembargador José Carlos Malta decidiu, durante a sessão do pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que o julgamento de três militares acusados de integrar o grupo de extermínio ‘Os Ninjas’ de União de Palmares será realizado na comarca de Maceió, por medidas de segurança. Malta entendeu que várias testemunhas do caso podem sofrer ameaças, já que algumas pessoas consideradas “peças-chave” do caso foram assassinadas.
A data do julgamento ainda não foi divulgada pelo TJ. Os réus são: Sandro Jorge da Silva, Jailson Vicente de Mello e José Lenildo de Souza e Silva, acusados de terem participação na morte de Ismael Dantas Silva, ocorrida há cinco anos, na cidade União.
O grupo de extermínio, ‘Os Ninjas’ é apontado como o responsável por homicídios nas cidades de Murici, São José da Laje e União. A decisão do relator do processo foi acompanha pelos outros desembargadores.
Em sua decisão, José Carlos Malta alegou ainda que a transferência de uma comarca para outra, deve-se também a grande ligação existente entre os integrantes do grupo e autoridades políticas da região, incluindo um magistrado. Em 2009, alguns integrantes voltaram a ser presos com uma determinação da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.
Os acusados já impetraram vários pedidos de relaxamento de prisão, mas foram rejeitados pela Justiça Alagoana.