Com tudonahora // josenilto rôrres
O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), que foi submetido a uma intervenção cirúrgica na manhã deste sábado (9), está "se recuperando bem", segundo informações da Agência Alagoas. O procedimento cirúrgico, que teve o objetivo se sanar uma crise de diverticulite, ocorreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
A cirurgia foi realizada "pela equipe do médico Raul Cutaid e durou quatro horas", sendo considerada "um sucesso", ainda segundo a assessoria de imprensa de Vilela. O governador encontra-se em recuperação, mas ainda não há previsão de alta médica.
O tucano está em São Paulo desde a última sexta-feira (8), depois de ter transferido o cargo de governador para o vice José Thomáz Nonô (DEM). Antes de viajar, Vilela agradeceu as manifestações voluntárias de apoio que recebeu dos alagoanos. "Estou comovido com a preocupação de todos e me sinto muito tranquilo, diante de tanta energia positiva", frisou.
A doença
A diverticulite é caracterizada pela presença de pequenas bolsas que se projetam para fora da parede intestinal. Cerca de 85% dos divertículos localizam-se na parte final do intestino grosso, logo antes do reto.
Ela ocorre com freqüência semelhante em homens e mulheres, aumentando com a idade. Um terço das pessoas com mais de 50 anos e 2/3 daquelas com mais de 80 anos têm divertículos no cólon, porém a grande maioria é assintomática.