23/10/2025 19:31:57

Especiais
29/06/2011 16:49:55

Dia de São Pedro fecha mês de junho marcado por homenagens

Dia de São Pedro fecha mês de junho marcado por homenagens
Santos Católicos de junho

Com alamanaquealagoas // Fonte correio do estado - beatriz longhini

 

Nesta quarta-feira (29), comemora-se o Dia de São Pedro, considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. A data fecha o mês de junho que foi marcado por comemorações em homenagem aos santos católicos Santo Antônio e São João. A programação - com festas juninas, procissões fluviais e simpatias - tiveram início no último dia 13.

De acordo com a História, este período faz referência à época em que o homem do campo faz uma pausa e se volta para Deus em oração, para que seja abençoado na próxima colheita. A fé nos santos faz com que esse pedido chegue mais rápido até Deus.

Hoje as festas já fazem parte do folclore e da cultura brasileira, e são caracterizados por símbolos tais como o bolo de Santo Antônio, as tradicionais festas de São João, e a bênção de chaves e objetos dedicados à São Pedro, que também é protetor dos navegantes.

Confira a história de cada um deles:

Santo Antônio

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

Sincretismo de Santo Antônio: Exu-RJ / Ogun-BA

Devoção de Santo Antônio: Padroeiro dos pobres, santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. É também Patrono dos Aflitos.

Data Comemorativa: 13 de Junho.

São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitá-la.

Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.

Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:

- Como poderei saber do nascimento do garoto?

- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.

Santa Isabel cumpriu a promessa.

Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.

São Pedro

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.