Com tudonahora // sidney tenório
O edital do concurso com pelo menos 50 vagas para a área administrativa do Ministério Público deve ser publicado até o mês de agosto. Nesta semana, o governador Teotonio Vilela Filho sancionou a lei que cria os cargos que serão preenchidos pelos aprovados no certame.
Segundo fontes internas do Ministério Público, o edital do concurso já está pronto e falta apenas a escolha da banca examinadora, o que está sendo feito através de processo licitatório. A expectativa é de que o edital seja divulgado em agosto e a prova ocorra até outubro, com a contratação dos aprovados ainda este ano.
A nova lei cria cargos na área de Informática, Comunicação e Contabilidade. Além destes cargos, a maior parte das vagas será destinada para a área jurídica, nos cargos de assistente de promotoria e oficial de Ministério Público.
A expectativa é de que seja criada ainda uma reserva técnica para que aprovados no concurso sejam convocados durante o período de validade do concurso.
“Precisamos reforçar o quadro de servidores. Temos algumas vagas em aberto, mas acredito que tudo isto será sanado em breve, a partir do segundo semestre, com a realização do concurso público – que está sendo preparado”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes.
Quem quiser antecipar os estudos pode verificar o edital do último concurso realizado em 2006 pelo MP de Alagoas, cujas provas foram aplicadas pelo Cespe-Unb.