Com tudonahora //
Trabalhadores cadastrados no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos têm até o dia 30 de junho para sacar o abono salarial. O saque do abono, no valor de R$ 545, pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
O Programa de Integração Social (PIS) é um programa social pago aos trabalhadores de empresas privadas na Caixa. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago ao servidor público no Banco do Brasil (BB). Ambos têm direito a um salário mínimo anualmente.
Tem direito o trabalhador que recebeu em média até dois salários mínimos mensais no ano retrasado; estiver cadastrado PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado com vínculo empregatício pelo menos 30 dias em 2009.
O cadastramento no PIS/Pasep é feito pelo empregador na primeira admissão do trabalhador, por meio do formulário Documento de Cadastramento do Trabalhado (DCT). Depois disso, o trabalhador recebe um cartão contendo o seu número de inscrição. Esse documento permite a consulta e saques dos benefícios sociais.
A segunda via pode ser solicitada a qualquer tempo nas agências da Caixa ou do BB, apresentando a carteira profissional com anotação do código do PIS ou outro documento que identifique o titular. É preciso levar identidade e carteira de trabalho, além das carteiras do PIS ou Pasep, a depender do programa.