23/10/2025 04:36:10

03/06/2011 10:36:23

Tv Tribuna União - acessos viários a União são "orgulho" de um povo e servem de "boas vindas" a quem vem a cidade

Tv Tribuna União - acessos viários a União são
Br-104 e Al-205 dão acesso ao centro de União dos Palmares

antonio aragão //

A cada dia tem se tornado mais difícil o trânsito para quem se dirige a cidade de União dos Palmares, graças à total desorganização dos dois acessos viários que interligam a BR-104 ao centro comercial. O mais importante e mais próximo para o viajante oriundo de Maceió tem inicio na Avenida João Lyra Filho onde ironicamente se localiza a CIRETRAN e um dos maiores colégios estaduais de Alagoas, o Carlos Gomes de Barros.

Quebra molas fora dos padrões, bares que colocam as mesas no passeio, dezenas de oficinas e borracharias que executam serviços no leito da rua e estabelecimentos comerciais os mais diversos que obrigam os caminhões a carregar e descarregar em suas portas a qualquer hora do dia ou da noite, pois se acham no seu “inviolável direito”. Isto sem contar com a imperícia dos motociclistas que circulam em ziguezague quando não ultrapassam pelo lado direito dos automóveis, pratica muito comum entre certos mototaxistas, que parece estar sempre com pressa.

Nas imediações da Estação Rodoviária Povina Cavalcante a poucos metros da Prefeitura Municipal o problema se acentua. Carros e caminhões estacionados nos dois lados da já então Avenida Antonio Gomes de Barros, acintosamente também nas curvas obstruindo a visão de quem vem ou vai. Para trafegar neste acesso o motorista necessita redobrar a sua própria pericia e ainda cuidar do comportamento dos demais motoristas ou motociclistas. Acrescente ao caos a presença de carroças movidas à tração animal e agora a mais recente novidade: clientes e funcionários de oficinas de motocicletas estacionam as motos em sentido transverso as avenidas, tornando ainda mais estreita a pista de rolamento.

Tudo isto, a exceção dos domingos faz parte do Cartão Postal e das boas vindas da administração a quem se dirige a Terra de Jorge de Lima que em vida já prevendo estas coisas, baixava a janela do trem quando era obrigado a transitar por União dos Palmares.

No outro acesso – mais próximo para quem se origina de Pernambuco o problema se acentua ainda mais com a presença de maquinaria pesada, barro em quantidade e material de construção. É que na localidade estão sendo construídas duas novas empresas particulares e um núcleo residencial do Programa “Minha Casa Minha Vida”. São 905 de pista metros que requerem controle e paciência a quem guia um automóvel pela AL-205. O pior é que vez por outra ainda aparecem policiais do DETRAN-Al fazendo blitz e apreendendo motocicletas e veículos.

União dos Palmares tem se tornado na opinião de muitas pessoas o paraíso do desmando e do desgoverno. Quem duvidar que trafegue em uma destas duas vias ou mesmo na própria cidade. “Contra fatos não há argumentos”.


Galeria