23/10/2025 01:19:04

31/05/2011 17:10:32

Justiça realiza audiência pública sobre violência em União dos Palmares

Justiça realiza audiência pública sobre violência em União dos Palmares
Executivo, Legislativo, Judiciário e comunidade participaram

antonio aragão //

No inicio da tarde desta terça feira (31) na Sala de Audiências da Terceira Vara de Justiça de União dos Palmares, no Fórum Juiz Franklin Gama de Lima em União dos Palmares, autoridades policiais, prefeito, lideres comunitários, imprensa e presidentes de associações estiveram reunidos com o Dr. Ygor Figueiredo Juiz do Crime na Comarca ocasião em que foi realizada a Primeira Audiência Pública abordando o tema Violência no município promovida pela Justiça palmarina.

Participaram das discussões o Juiz da Vara Especial Cível e Criminal, Dr. José Lopes Netto, a presidente do SINTEAL na região professora Fabiana, o Vereador do PT Manoel Feliciano, professores, membros do Conselho Tutelar, o técnico judiciário Adelson Andrade, o cel. Veríssimo, Comandante do CPA (Comando do Policiamento de Área), o Major Magalhães Comandante do 2º BPM, o Prefeito Dr. Areski de Freitas, o Delegado Regional Dr. Antonio Nunes, o ex-Vereador Ladorvane Cabral além de lideranças comunitárias e populares.

Entre fatos de destaque, a promessa do Prefeito Municipal em colocar funcionando nos próximos seis meses o monitoramente da cidade por câmeras, a Fundação do Conselho Municipal de Segurança (composto de Juízes, Promotores, Representantes do Executivo e do Legislativo e Sociedade Civil Organizada), reforço do policiamento (União atualmente dispõe de apenas oito policiais diariamente e às vezes até menos para o policiamento ostensivo), e a revelação do Dr. Ygor que enviou oficio ao Comando Geral da PM solicitando reforço do efetivo local.

Também ficou convencionada a sessão de uma motocicleta descaracterizada que deverá ficar a serviço da policia para investigações e de nota negativa apenas a observação do Dr. Juiz que “esperava maior participação de empresários e da comunidade o que ensejaria maior numero de solicitações e sugestões e o conseqüente estudo das soluções disponíveis, ou de futuros estudos. Pelo menos, o assunto foi abordado com seriedade e tudo indica, surtirá bons efeitos para a comunidade, nossa maior preocupação”, sentenciou o Magistrado.

 “Mesmo assim – completou o Dr. Ygor – foi bom o conhecimento das carências da comarca que irão servir para uma prevenção futura de problemas referentes a segurança, inclusive convencionamos a realização de buscas em escolas, prevenindo desta forma a delinqüência juvenil e combatendo sistematicamente a distribuição e consumo de drogas”.


Galeria