23/10/2025 03:23:57

Geral
30/05/2011 15:22:49

Pe: reunião de milhares para lembrar 14 anos da morte de Frei Damião

Pe: reunião de milhares para lembrar 14 anos da morte de Frei Damião
Frei Damião

Com tudoglobal // Fonte pe360graus

 

Neste terça-feira faz 14 anos da morte de Frei Damião. Para lembrar a data, católicos de vários estados participaram, neste domingo, de seis missas realizadas no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, no Recife. Romeiros do interior e de vários estados do Nordeste levaram na bagagem fotos, cartas e testemunhos de cura. Na imagem, que fica no pátio do convento, agradecimentos pelas graças alcançadas.

 

A agricultora Rosimere Pereira da Silva mora em Arcoverde, no Sertão, e trouxe as sobrinhas para o evento.

 

- Para elas também serem religiosas como a gente, né? – diz.

 

Mesmo ainda não sendo reconhecido oficialmente pela Igreja Católica, no coração dos fiéis, frei Damião já é santo.

 

- Fiz um pedido e fui recebida, agora eu vim agradecer mais uma vez. Todo ano estou aqui – conta a dona de casa Lucinha Pereira.

 

Frei Damião nasceu na Itália, na cidade de Bozzano. Há 80 anos, chegou ao Brasil, veio logo para Pernambuco e ficou conhecido pelos trabalhos de evangelização no interior do Nordeste. Ele celebrava missas nos lugarejos mais distantes e sempre estava disposto a ouvir os moradores da região que visitava.

 

Por causa deste trabalho, frei Damião desenvolveu uma deformação na coluna que lhe causou dificuldades na fala e respiração. Os últimos anos de vida, o religioso passou no convento de São Félix de Cantalice.

 

O quarto onde dormia foi transformado numa espécie de museu. A aposentada Maria José de Arruda veio junto com um grupo de Gravatá, no Agreste, cidade onde frei Damião realizou a primeira missa ao chegar ao Brasil.

 

- Toda semana tem missa lá na capelinha que ele celebrou. Tem a roupinha dele, tem tudo lá. Do mesmo jeito que tem aqui – diz Maria José.

 

Para os devotos, visitar este lugar é relembrar o homem que não se cansava de levar a palavra de Deus aos mais pobres.

 

- Ele cantava, ele pregava, era muito bonito, muito bonito. Era como a presença de Deus – diz a aposentada Ana Maria Melo.

 

O processo para que frei Damião seja declarado santo pelo Vaticano começou em 2003. Frei Jociel Gomes é o responsável pelo recolhimento de documentos e depoimentos que comprovem que o frei de Bozzano tem ajudado os fiéis a alcançar milagres.

 

- A gente pede que as pessoas que alcançarem alguma graça podem procurar os frades capuchinhos, em todos esses estados, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará… Ou então nos enviando, para Recife, ou quando vier em romaria, trazer esse relato das graças – afirma o frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de Frei Damião.

 

Nesta segunda-feira serão celebradas duas missas no convento de São Félix de Cantalice. As homenagens terminam na terça-feira, dia 31 de maio, data da morte de Frei Damião.