antonio aragão // aragão neto (colaborador)
A Secretaria de Ação Social e o CREAS de União dos Palmares promoveram na tarde desta quarta feira (18) desfile escolar pelas ruas centrais da cidade que teve a participação de cerca de seiscentos alunos em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, cujo objetivo foi levar para a comunidade mensagens educativas e alertar sobre os direitos que a criança e os adolescentes têm referentes ao exercício da vida livres de abusos e exploração de qualquer origem ou natureza.
Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares animados pela Banda de Fanfarra do Peti participaram do evento que teve inicio na Rua Cel. José Bezerra Montenegro e dispersou já no final da tarde na Praça Basiliano Sarmento quando vários oradores falaram aos jovens estudantes sobre a significação da preservação da moral e dos costumes, dentre os oradores, o Vereador Cicero Aureliano (Tutu), a Secretária de Ação Social senhora Lídia Campos, o Conselheiro Tutelar Anderson e a Coordenadora do CREAS em União dos Palmares, professora Ana Maria Cardoso Melo.
Em conversa com a reportagem a secretária Lídia Campos lembrou que o evento serve para despertar nos pais, parentes ou responsáveis a obrigação de relacionamentos familiares respeitosos isentos de assédios ou atos que contradigam os costumes imprescindíveis para a formação de futuros cidadãos e cidadãs, acrescentando ainda que “é papel fundamental do governo e da própria sociedade exercer a educação familiar amplamente e em todos aspectos, já que diariamente tomamos conhecimento de dezenas de vitimas de explorações praticadas no próprio lar, o que pode induzir as crianças quando estiverem mais idosas a participar de delitos, já que assistiram ou foram vitimas na propria casa cenas de um mundo promiscuo e sem respeito à pessoa humana” afirmou a secretária.
O Vereador Cicero Aureliano que é evangélico disse que “atitudes desta natureza (referindo-se ao desfile) serve como alerta a comunidade principalmente aos pais de baixa e media renda que devem se preocupar em deixar para os filhos a maior herança dos dias atuais que é a educação em todos os sentidos, sempre lhes ensinando o respeito a dignidade humana e o escrúpulo" comentou o vereador.
A senhora Ana Cardoso que já promoveu eventos em escolas como a conscientização das crianças para o perigo do transito (cujos trabalhos recebem elogios da comunidade), disse que “o CREAS tem procurado desenvolver seu papel junto à sociedade com trabalhos de educação familiar preventiva e utilização dos bons costumes e relacionamento familiar com respeito à dignidade aos jovens. Lamento que a exemplo de quase toda cidade interiorana do Brasil, surgem dificuldades para o exercício da educação e cidadania. A missão dos educadores em nivel de país é em regra geral muito difícil. Hoje, no meu entendimento, o que aconteceu em União é motivo de comemorar. Como disse, apesar das dificuldades mas com a participação da Prefeitura, das Escolas e de toda nossa equipe, - com quem dividimos o sucesso de hoje, -acredito que estamos cumprindo nosso papel junto a sociedade de União dos Palmares” sentenciou a pedagoga.
.