24/10/2025 06:17:28

15/04/2011 14:49:27

Mesmo sem a presença do Governador, Secretário de Agricultura e Prefeito entregam sementes em União

Mesmo sem a presença do Governador, Secretário de Agricultura e Prefeito entregam sementes em União

Com municipiosalagoanos // Foto blog a palavra

 

Alem de União dos Palmares, outros 17 municípios da região da Zona da Mata que foram atingidos pelas enchentes de 2010 começaram a receber mais de 100 toneladas de sementes de feijão e milho, que foram adquiridas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, cerca de 5 mil agricultores familiares dessa região serão beneficiados. Para seu Ludovino Izidoro, que mora numa região conhecida como Vale da Pelada, as sementes de feijão e milho, após o plantio e a colheita dos grãos, serão um reforço na alimentação da família.

 

“A gente planta lá banana prata, feijão, milho, macaxeira e tem também seis cabeças de gado”, contou o agricultor de 67 anos de idade, que tem a ajuda dos filhos no trabalho com a lavoura. Ele disse que a produção de feijão e milho é para a alimentação, mas as bananas são vendidas na feira da cidade de Messias e complementam a renda.

 

Para reforçar a produção de bananas de seu Ludovino e de outras mil famílias produtoras da região atingida pelas enchentes, o governo do Estado e o MDA farão a distribuição de 300 mil mudas de bananeiras.

 

“Ao todo, serão 725 mil mudas de frutíferas, pois na segunda fase faremos a entrega das mudas de laranja”, informou o diretor de Apoio à Produção e à Comercialização, Hibernon Cavalcante, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

 

Quem também estava entusiasmada com a entrega das sementes e na expectativa para receber as mudas de bananeiras era dona Suzana Aldeli, presidente da Associação Mão Direita, que reúne 48 agricultores familiares de União dos Palmares.

 

Ela ressaltou que a região onde ela mora produz feijão, milho, banana e também macaxeira, que é vendida na feira livre da cidade. “Essas sementes vão ajudar bastante, pois essa é que é a hora de plantar”, afirmou.

 

Sementes na hora certa – O secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, que na solenidade representou o governador Teotonio Vilela, ressaltou que as sementes estão sendo entregues no momento certo para o plantio. “As chuvas começaram agora, e essa é a hora de plantar”, enfatizou.

 

Ele lembrou que desde o primeiro mandato do governador Teotonio Vilela as sementes são entregues por meio de um edital público, que convoca as entidades e prefeituras a fazer sua solicitação. “Além da pontualidade, temos uma preocupação com a qualidade dessas sementes, que são testadas em laboratório”, esclareceu.

 

Jorge Dantas também pontuou que o governo do Estado, por meio da Seagri, está capacitando os agricultores para a implantação de 600 bancos comunitários de sementes e 150 bancos de ferramentas, que devem dar mais autonomia aos agricultores e reduzir os custos de produção.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, também destacou a pontualidade na entrega das sementes na região e citou outras parcerias com o Estado, como a doação de alevinos para os açudes, reforço nas ações de assistência técnica e construção de casas para as famílias da zona urbana que foram atingidas pelas enchentes de 2010.

 

Segundo o secretário municipal de Agricultura de União dos Palmares, Cícero Costa, somente em 2010 foram doados 200 mil alevinos para povoamento dos açudes e barragens comunitárias.

Autoridades locais prestigiam entrega – O início da distribuição de sementes na Zona da Mata foi acompanhado por diversas autoridades locais, como prefeitos, secretários municipais de Agricultura, dirigentes de entidades vinculadas aos agricultores, o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o deputado Nelito Gomes de Barros. Técnicos da Seagri, entre eles a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco, o diretor Hibernon Cavalcante, gerentes regionais e extensionistas rurais também estavam presentes.




 

Galeria