Com ascom // agencia trabalhista de noticias
O deputado federal João Lyra, do PTB de Alagoas, em discurso no Plenário da Câmara, esta semana, destacou a importância da ratificação do Projeto de Lei n° 865, deste ano, em tramitação no Congresso Nacional, que visa à criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Segundo o parlamentar, o eixo central da nova política para as MPEs é a instituição da pasta, “outro instrumento da maior importância para o setor em nosso país”.
“Por isso, a criação [da Secretaria] constitui um passo adiante para se alcançar um Estado mais justo e socialmente menos desigual”, afirmou o deputado federal, salientando que, nos termos da proposta, a secretaria concentrará parte das atuais tarefas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. “Tendo, pois, nesse contexto, condições de consolidar a valorização das MPEs no país e o seu papel na criação de emprego e renda, além de aumentar sua participação no PIB nacional.”
O petebista alagoano acredita que esse segmento empresarial romperá as barreiras para obter novos indicadores de atividade dentro do país e, inclusive, imprimir presteza e eficiência à pauta das exportações brasileiras.
No entanto, as conquistas, segundo prevê João Lyra, só serão alcançadas com o rápido avanço tecnológico, sendo as Micros e Pequenas Empresas a protagonista na inovação desse ramo de conhecimento científico, para se atingir níveis que impulsionaram o progresso econômico de países da União Européia, Japão, Índia e dos Estados Unidos.
“E, em um mundo globalizado, quem se renova e cresce tecnologicamente, domina mercados e chega mais cedo ao desenvolvimento pleno e ao progresso econômico”, frisou o deputado. “É nesse sentido que a aprovação do Projeto Lei n° 865, nos termos encaminhados pela presidente Dilma Rousseff, será fundamental para a abertura de novos caminhos para as MPEs.”