Da Redação // Com ascom-PC
Após cumprir mandados de buscas e apreensão e prisão, a Polícia Civil divulgou detalhes sobre a operação 1000 graus, desencadeada na manhã desta terça-feira (12). Cerca de 120 policiais foram mobilizados para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão, nas cidades de São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
De acordo com agentes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), os dois presos Luciano Soares da Rocha, o "Lu do Bloco", 24 anos, e Isaías da Silva, o “Peu, 28 anos fazem parte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e recebiam orientações de detentos dos presídios de São Paulo”. As prisões dos acusados foram na cidade de União dos Palmares.
Ainda segundo a Polícia, Peu é acusado de comandar o tráfico de dragas, no bairro Bom Parto, em Maceió até de ser suspeito em ter participação em homicídios, incluindo do Líder Comunitário do bairro, morto em 2009. Lúcio Cosmo, o “Pé na Cova” comparsa do Peu, estava armado com uma pistola.
Os outros presos foram: Ulisses Fortunato Pereira da Silva, 27; Eliton Batista da Silva Melo, 22; Laelson Cardoso, 22; Lucas Damião Correia, 29, o "Pé na Cova", e o adolescente R.G.B., 16. O resultado da operação foi a prisão de sete pessoas e sete armas de fogo: duas pistolas, três revólveres e duas espingardas fabricadas artesanalmente, e munições. Foram ainda apreendidos 15 quilos de maconha, dois quilos de crack, um automóvel Astra (MVH-1845/AL) e três motocicletas, placas MUU-2524/Maceió, KLV-6063/Jurema/PE e NMG-5912/Marechal Deodoro.
O grupo criminoso, que atuava principalmente na região de União dos Palmares, vinha sendo investigado há quase um ano e o trabalho de inteligência se intensificou nos últimos 20 dias, resultando em sua completa desarticulação.
O Delegado Cicero Lima disse à reportagem que há muito tempo seus agentes vinham monitorando o bando que em União dos Palmares era chefiado por Luciano Soares da Rocha ou ‘Nego Lú’ que segundo informações foi batizado recentemente como membro do PCC e era procurado pela policia local.
Dr. Cicero Lima ainda informou que provavelmente amanhã será publicada no Dário Oficial do Estado uma portaria com o remanejamento de todos os Delegados Regionais, e que provavelmente ele deverá deixar a Regional de União dos Palmares.
Sobre o assunto, este noticioso realizou a semana passada uma enquete onde mais de 40 mil pessoas solicitaram a permanência do delegado em União dos Palmares e apenas um pouco mais de 400 a sua saída. “O senhor não está comovido com o apelo da comunidade, delegado”? perguntou a reportagem.
“Há certas circunstancias da vida que temos de nos submeter a regras e critérios, principalmente quem é funcionário público. Afeiçoei-me ao povo de União dos Palmares e se houver a ocorrência de minha remoção irei, mas lembrarei sempre deste povo bom o ordeiro que me acolheu de maneira carinhosa me outorgando inclusive a cidadania. Não tenho palavras sobre isso” disse Dr. Cicero Lima.