Com alagoas24horas // cláudia galvão e luis vilar
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 8, a nova política salarial do seu governo. De acordo com Vilela, os salários dos servidores públicos estaduais serão reajustados de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em 2010 fechou em 5,91%.
O índice, criado pelo Governo Federal, mede a inflação oficial do país. O índice do ano passado foi considerado o maior desde 2004 e ultrapassou a meta de inflação do governo, prevista para 4,5%.
Segundo Vilela, o reajuste será implantado em duas etapas, em 1º de maio e 1º de novembro, uma vez que o Estado não teria saúde financeira para implantar o reajuste integral imediatamente. Os servidores comissionados também serão beneficiados pelo reajuste.
O governador destacou durante toda a entrevista a dificuldade para implementar uma política salarial efetiva, que dê condições reais ao funcionalismo e voltou a ressaltar que nos próximos anos o reajuste se dará de forma automática, a partir do índice oficial.
No começo da semana, Viela havia anunciado que pretendia anunciar propostas para os servidores da Polícia Civil – que suspendeu a greve da categoria na manhã desta sexta – e da Educação. Outras categorias, como agentes penitenciários, peritos criminais, entre outras, já ameaçavam nova greve. Hoje, no entanto, o governador tucano decidiu anunciar a nova política salarial.
O governador disse que deverá encaminhar à Assembleia Legislativa de Alagoas projeto de lei que o reajuste com base no IPCA seja política de governo. Na prática, o próximo governador seria obrigado a cumprir a mesma diretriz.