21/10/2025 23:40:16

Municípios
31/03/2011 09:06:05

Eletricista sofre grave acidente em Arapiraca

Eletricista sofre grave acidente em Arapiraca
Profissional foi removido para Maceió

Com minutoarapiraca //

 

Após longas dez horas na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, enfim o técnico em eletricidade, Adeildo Gomes da Silva, de 29 anos, funcionário da empresa Link – prestadora de serviço da Eletrobras Arapiraca, foi levado em estado muito grave para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

 

O transporte foi feito por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência / Unidade de Suporte Avançado (Samu USA), para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Adeildo Gomes, que está com uma fratura exposta no braço direito e na perna direita, e segundo um médico que estava no plantão, à solução será a amputação dos dois membros, chegou ao hospital por volta das 11h e a única ambulância da Samu USA, usada na Unidade de Emergência do Agreste, estava ocupada com uma paciente, vinda da cidade de Santana do Ipanema.

 

O caso revoltou amigos e parentes

 

Culpa da Eletrobras

 

O diretor da UE, o médico José Karlisson Valeriano, informou a reportagem do Minuto Arapiraca que a principal demora no procedimento com Adeildo Gomes aconteceu devido a falta de energia no município, já que a única ambulância apropriada, a Samu USA, estava aguardando uma paciente de Santana do Ipanema ser atendida pelo tomógrafo (aparelho para a realização de tomografia) – desligado por falta de energia.

 

“O gerador usado aqui na Unidade tem potencia de 330KVA, é o maior do estado, mas não suporta todos os aparelhos usados e mais o tomógrafo. Tivemos que esperar até às 16h para que a senhora fosse atendida e levada pela ambulância Samu USA para o hospital regional. Só depois, quando a ambulância fosse esterilizada, o jovem eletrocutado poderia ser levado”, explicou.

 

Só para-médicos

 

Perguntado sobre a possibilidade do uso da ambulância do Corpo de Bombeiros, o diretor da Unidade de Emergência contou que não poderia ter sida usada, já que na corporação militar só existem para-médicos e no caso de Adeildo necessitaria pelo menos um médico.

 

Cadê o helicóptero?

 

Técnicos e amigos do paciente, que estavam presentes na UE comunicaram que por várias vezes foram feitas ligações para a Samu, na tentativa de usar o helicóptero do Corpo de Bombeiros – utilizado sempre em casos de urgência.

 

“Ligamos, mas a resposta sempre foi a mesma - o helicóptero está sendo usado em um resgate de uma pessoa que caiu na caldeira de uma Usina”, falou a sogra da vítima.

 

Porém, segundo apurou a reportagem, a direção da Eletrobrás em Arapiraca entrou em contato no início da noite com o Corpo de Bombeiros de Maceió, onde foram informados que o helicóptero havia ficado sem uso durante todo período vespertino. “Isso foi um absurdo. O coronel André falou conosco e contou que não recebeu nenhum chamado da Samu”, disse.

 

Demora aflige família e amigos

 

Enquanto o tempo passava, a demora angustiava os familiares e amigos, que aguardavam pela ambulância. “Ficamos esperando muito tempo. Quando a ambulância saiu, disse que iria só até o hospital regional, depois voltaria. Depois de horas, ligamos e já nos contaram que estavam vindo de Santana do Ipanema, onde levaram a paciente anterior, disse um amigo da vítima, que não quis se identificar.

 

Com a chegada da ambulância, momentos de tensão e sofrimento marcaram o setor da entrada de emergência na UE. Familiares e amigos de Adeildo Gomes não conseguiram conter a emoção e foram as lagrimas.

 

Entenda o caso

 

No início da manhã desta quarta-feira (30), um acidente no bairro Olho D’água dos Cazuzinhos, em que um caminhão colidiu em um poste deixou vários bairros do município sem energia.

Uma equipe da Eletrobras foi deslocada até o local e durante a manutenção, Adeildo Gomes acabou sofrendo uma forte descarga elétrica. Minutos depois ele foi atendido por uma ambulância da Samu e levado para a Unidade de Emergência do Agreste.