Com gazetaweb // janaina ribeiro
O prefeito de Lagoa da Canoa, Jair Soares Lira, foi preso, na manhã desta quarta-feira (30), por uma equipe da Polícia Federal durante o mandado de prisão contra a esposa dele, primeira-dama da cidade e também secretária Municipal de Assistência Social. Com ele foi encontrada uma arma com registro vencido.
De acordo com o delegado André Santos Costa, que comandou a operação ‘Mascoth’, a arma que estava sob a posse de Jair Soares estava registrada no nome dele. “Existia um registrado sim, mas o documento estava vencido e, portanto, sem validade. Por isso ele foi preso e trazido para a Superintendência da Polícia Federal de Alagoas”, informou a autoridade policial.
Como o crime é afiançável, os advogados do prefeito deverão requerer à Justiça que se arbitre um valor para a fiança e, em seguida, após o pagamento, a soltura de Jair Soares Lira.
A operação
A operação 'Mascoth' foi desencadeada pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã de hoje para cumprir 16 mandados de prisão e 28 de busca e aprensão com o objetivo de desbaratar grupos de servidores e gestores públicos que teriam desviado recursos da merenda escolar de cinco prefeituras alagoanas para fazer compras para si próprios, a exemplo de feiras de alimentos, uísques 12 anos, caixas de vinhos e rações para cachorros.
A esposa de Jair Soares Lira, cujo nome não foi revelado pela PF, é uma das acusadas de participar do esquema de desvios de recursos federais