21/10/2025 23:38:00

30/03/2011 00:42:35

Recadastramento eleitoral para urna biométrica em União dos Palmares e em toda Alagoas começa em 15 de abril

Recadastramento eleitoral para urna biométrica em União dos Palmares e em toda Alagoas começa em 15 de abril
Divulgação

Com alagoasultimahora //

 

O recadastramento geral dos mais de 2 milhões de eleitores em Alagoas, para implantação da urna biométrica em todo o Estado na eleição de 2012, começa entre 15 de abril e 15 de maio. No próximo dia 8, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, vem a Maceió para anunciar oficialmente, em solenidade no Tribunal de Justiça (TJ), que Alagoas será um dos dois únicos estados – o outro é o vizinho Sergipe – a ter 100% das urnas com o dispositivo de identificação biométrica do eleitor (pela impressão digital) na eleição municipal do ano que vem.

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, desembargador Estácio Gama de Lima, explicou que a convocação dos eleitores em todo o Estado, para que cadastrem suas impressões digitais nas urnas eletrônicas, será feita obedecendo a um calendário que irá de abril – no mais tardar a partir de 15 de maio – até dezembro deste ano ou, no máximo, janeiro de 2012.

 

Tanto em Maceió, onde se concentra o maior número de eleitores, como no interior, a ordem de convocação será por zona eleitoral e mês de nascimento do eleitor.

 

Estácio Gama, que deixa a presidência do TRE-AL no próximo dia 10 de abril depois de cumprir mandato de dois anos, disse que tudo está sendo organizado para que o recadastramento seja feito sem atropelos, em ordem e com garantia de que abrangerá todo o eleitorado de Alagoas.

“O calendário de convocação será amplamente divulgado nos meios de comunicação”, disse Estácio Gama. “O recadastramento exigirá um esforço grande, e vamos precisar de servidores do Estado; já comunicamos isso ao governo”, afirmou.

 

Uma vantagem adicional que pode resultar do fato de Alagoas ser dos primeiros estados a ter eleição com 100% das urnas biométricas é que isso deverá facilitar a implantação, no Estado, do registro de identidade única – um documento que reunirá, num só cartão, o RG, CPF, título de eleitor e outros dados.