21/10/2025 15:16:58

22/03/2011 16:11:43

União dos Palmares: escola infantil e casas estão sob os fios da rede da CHESF

União dos Palmares: escola infantil e casas estão sob os fios da rede da CHESF
Escola Domingos de Pino

antonio aragão //

Desde o inicio da década de 80 parte da comunidade residente nos bairros periféricos de União dos Palmares convive com a constante perspectiva de uma tragédia que se ocorrer por certo acarretará proporções trágicas inclusive com perda de incontáveis vidas.  O povo, a CHESF e as autoridades ignoram o assunto mesmo já tendo sido registrados vários casos de fios partidos na zona rural – até agora - somente com danos materiais.

Há cerca de cinco meses na zona rural do município do sertão alagoano de Água Branca durante a madrugada um cabo de alta tensão da CHESF partiu e causou a morte de dezenas de animais domésticos (bois, galinhas, cavalos, caprinos) além de danos materiais em várias residências. Para se ter uma dimensão dos danos uma geladeira com a força da energia se tornou uma barra de ferro retorcido.

No caso especifico de União dos Palmares a perigosa situação denuncia a vulnerabilidade e a exposição ao perigo a Escola Municipal Domingos de Pino localizada em uma das transversais da Rua Juvenal Mendonça onde estudam centenas de crianças além de dezenas de residências todos localizados sob da rede de alta tensão que se origina em Angelim-Pe  (que foi alcançada em União  pela construção de residências) e atravessa a parte leste do Estado até Maceió para suprir o Salgema e a capital alagoana de energia elétrica, Segundo apurou este noticioso, a capacidade individual de cabo é 14 mil volts. Além da cidade, a rede também atravessa parte da Mata da Fazenda Frios onde divide a altura da fiação com as arvores.

Retornando aos anos 80 existe uma versão que todas as casas daquela área foram indenizadas pela Chesf, mas pouco tempo depois de serem entregues por seus ex-proprietários, como não houve fiscalização severa, paulatinamente estes voltaram e novamente alheios ao perigo foram povoando a perigosa área vulnerável.

Nenhum proprietário das casas no local fala sobre o assunto. Quando chove qualquer metal nas proximidades da rede até guarda chuvas são atraídos em direção aos fios pela impedância da energia. No silencia da noite, um macabro zumbido é percebido por todos. São prejudicados o funcionamento de eletrodomésticos como rádio e televisão e para agravar ainda mais, não se tem noticia quando a rede recebeu manutenção, o que se associa ao silencio das autoridades que conscientes do perigo simplesmente se omitem de tomar providencias sobre o assunto.


Galeria