Com ojorna-al // Fonte ascom Isolda Herculano
Em virtude da comemoração do Dia Mundial da Água, 22 de março, a usina Guaxuma, unidade do Grupo João Lyra em Coruripe (AL), realizou uma série de ações visando esclarecer colaboradores e moradores de cidades circunvizinhas sobre a importância da preservação de fontes de água potável. Dentro da programação dos eventos, foram criados momentos de reflexão, análise, conscientização e medidas práticas que visam minimizar o desperdício deste importante bem natural.
“A água é fonte de vida, por isso não podemos deixar de aproveitar a data, que tem esse apelo mundial, para fazer a nossa parte”, entende Jane Paula, coordenadora de Meio Ambiente da Usina Guaxuma. Jane explica que para compreender como a água tem importância fundamental também no processo industrial, um grupo de 50 colaboradores da usina foi levado até a nascente do rio Guaxuma: “É fundamental esclarecer que a água é indispensável para atividades corriqueiras como cozinhar, tomar banho, mas também para processos complexos como a fabricação de açúcar e de álcool”.
Atuando fora da unidade, colaboradores visitaram ainda a Escola Graciliano Ramos, no município de Teotônio Vilela, para repassar às crianças lições de educação ambiental: “Procuramos trabalhar noções associadas, passando para eles que ter consciência ambiental é atuar em várias atividades: seja economizando água e energia, seja plantando árvores, entre outras”, continuou Jane Paula. Tanto na usina quanto nas comunidades, o grupo distribuiu o cerca de mil kits “Plante uma Árvore”, contendo sementes ou mudas, composto orgânico, saquinho para germinação da semente e instruções para o plantio.
O encerramento da Semana da Água da usina Guaxuma acontece nesta terça-feira (22), quando a equipe do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Grupo João Lyra visita a Vila dos Operários para levar aos filhos dos colaboradores lições e atividades relacionadas à preservação.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. No mesmo dia, a organização também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes.