Com melhornoticia // vanessa siqueira
Nesta quarta-feira o município de Pilar comemorou 139 anos de emancipação política, com entrega de pavimentação de ruas, inauguração de creches e Centros de Apoio a Assistência Social. As comemorações seguiram durante todo o dia com a realização de uma corrida,cavalhada e shows de bandas locais.
O vice-prefeito, Renato Rezende, destacou o trabalho realizado pela atual gestão, o apoio dado às famílias carentes do município, além de anunciar recursos da caixa Econômica Federal para a realização de obras. Sem data para início, o executivo de Pilar irá reformar e ampliar um ginásio poliesportivo, além da pavimentação do conjunto Nicodemos, reforma do antigo Cine pilarense e a construção do estádio municipal.
“Estamos trabalhando para contribuir com o crescimento do município. Temos uma população pobre, mas um município rico, e nosso objetivo é sempre trabalhar para o crescimento de Pilar”, disse.
Violência ainda preocupa prefeito
O prefeito da cidade, Oziel Barros durante o discurso de entrega de uma das obras pediu apoio do governo do estado para conter o crescimento vertiginoso da violência no município.
Com apenas oito viaturas da Polícia Militar para monitorar toda a cidade, Pilar tenta contornar a violência e se afastar da marca de quinta cidade mais violenta do estado. Barros cobra do governo do estado mais recursos para controlar a violência.
“Queremos negociar com o governo do estado a questão da segurança pública. Estamos negociando uma reunião com o secretário da defesa social, Dário César, para discutir medidas e conseguir recursos para Pilar. O efetivo da PM é pouquíssimo e é necessário um aumento. Mesmo com tanta divergência, neste carnaval não registramos nenhum homicídio. Mas queremos melhorar mais”, avalia Oziel.
Ruas e prédios são entregues durante aniversário de Pilar
Durante a manhã desta quarta-feira, o prefeito de Pilar, vereadores e secretários do município entregaram obras de pavimentação e a inauguração de prédios.
A prefeitura inaugurou uma brinquedoteca e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cenaura Peixoto Costa, ambas na parte baixa da cidade; a conclusão da pavimentação das ruas Luíz Porfírio dos Santos e Amaro Agnelo de Lima, na Chã de Pilar.
Terra de Arthur Ramos completa 139 anos
O município localizado às margens da Lagoa Manguaba, Pilar fica situado na Grande Maceió. Surgiu no século XIX oriunda de um engenho que pertenceu ao espanhol José de Mendonça Alarcão Ayala, ancestral do Barão de Mundaú. Segundo a tradição, o nome do município tem origem na lenda do aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora em um pilar, nos arredores do povoado. Ainda segundo a lenda, a santa foi retirada e colocada em uma capela, surgindo, tempos depois, no local primitivo.
O povoado foi elevado à categoria de vila em 1857. Em março de 1872, a lei 624 elevou Pilar à condição de município. Em 1944, o nome de Pilar foi mudado para Manguaba pelo fato da lagoa de mesmo nome ser o principal pólo turístico do município. Em 1949, o município voltou a se denominar Pilar.