Da Redação // Fotos blog a palavra (cortesia)
A cidade de São José da Laje vivenciou na tarde-noite desta quarta feira de cinzas a reedição dos seus grandes carnavais com a participação estimada pela PM de pelo menos 20 mil foliões que se despediram da folia de 2011 ao som dos trios-elétricos Kuarto de Emprega e Trio da Huana.
Com o encerramento nas cidades vizinhas das festas momescas no inicio da manhã de hoje, a festa intitulada “Carnaval na Brasa” conseguiu atrair centenas de foliões em função do bom estado de conservação da BR-104 e da proximidade do município (96 km de Maceió e 19 de União dos Palmares).
Foram registradas as presenças de veículos licenciados até no interior de Pernambuco, a exemplo de Quipapá, Caruaru, Garanhuns que eram conduzidos por foliões que por qualquer motivo não tiveram direito ao carnaval ou brincaram apenas alguns dias e aproveitaram o ensejo para compensar as horas perdidas de folia.
O Prefeito Marcio Lyra popularmente conhecido como Dudui era um dos mais entusiasmados presentes na festa, mesmo depois de ser criticado pela mudança do local da folia, agora realizado nas proximidades do Mercado Público na parte alta da cidade. “Com o sucesso do carnaval 2011 e a tranquilidade reinante nos cinco dias de folia, por certo as criticas darão lugar a elogios” disse um assessor do Prefeito, que por sua vez anunciou com antecedência de um ano a contratação do Trio da Huana para o carnaval 2012, ultimo da atual administração.
Havia também uma expectativa relacionada à tradição carnavalesca da cidade conhecida como “mela-mela” (sempre realizada as segundas feiras de carnaval) que consiste em sujar as pessoas com o melaço distribuído por uma indústria açucareira do município, mas que para coroar de êxito o planejamento deste ano do carnaval transcorreu em paz sem incidentes que merecessem registro.
Esse ano os carnavalescos da cidade fronteiriça brincaram ao som das orquestras Afarra, Esquadrão de Balo, Uzkara, Babalu, Levada Elétrica, Pega Leva, Pitú O Rei da Farra, Guardiões Elétrico, Timbaleiros, Bora Bora, Face Nova Elétrica, Panela de Pressão e Chikenana além dos dois trios elétricos que se apresentaram até as primeiras horas da noite de hoje.